Bolsonaro assina decreto que favorece posse de armas no país

O decreto foi assinado durante cerimônia no Palácio do Planalto

Por Plox

15/01/2019 13h38 - Atualizado há cerca de 5 anos

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), assinou, nessa terça-feira (15), um decreto que facilita a posse de armas de fogo no Brasil. Um dos critérios estabelecidos no texto é o tempo de validade do registro. O texto permite que o cidadão possa comprar até quatro armas. O limite pode ser ultrapassado apenas em casos específicos, conforme o decreto.

A autorização da posse de armas de fogo no país foi umas das principais promessas de campanha de Bolsonaro. “Como o povo soberanamente decidiu, para lhes resguardar o direito à legítima defesa, vou agora, como presidente, usar esta arma”, afirmou Bolsonaro. O cidadão tinha um prazo de cinco anos para renovar o registro junto à Polícia Federal, agora, o prazo estabelecido é de 10 anos.

bolsonaro-armasO decreto foi assinado durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça(Foto: reprodução)

Durante o discurso, Bolsonaro disse que o povo havia decidido “soberanamente”, no referendo de 2005, sobre a questão da liberação. "Para lhes garantir esse legitimo direito à defesa, eu, como presidente, vou usar esta arma", disse.

O decreto foi assinado após uma reunião ministerial que foi coordenada pelo presidente, na manhã de hoje.

Destaques