tecnologia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Mais de um milhão de usuários já utilizam a CNH digital

    Em apenas três semanas, demanda pelo documento eletrônico aumentou 60%

    Por Plox

    15/01/2019 14h55 - Atualizado há cerca de 5 anos

    Mais de um milhão de motoristas brasileiros estão utilizando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. Disponível em todo o país desde abril do ano passado, a solução desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Denatran teve um pico de adesões nas últimas três semanas. O aumento de 60% se deu devido ao lançamento, no último dia 20, de uma funcionalidade de validação remota. A tecnologia permite que o condutor gere o documento digital sem precisar comparecer ao posto de atendimento do Detran ou utilizar certificação digital.

    Os estados com o maior número de CNHs digitais são: São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, com respectivamente 223 mil, 76 mil e 70 mil documentos eletrônicos emitidos. Além da utilização no trânsito, a CNH vale como identidade em diversas situações, como embarques aéreos e identificação em órgãos públicos. Pode ainda ser exportada em pdf, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

    cnh(Foto: divulgação)

    Dos 60 milhões de motoristas do país, 27 milhões possuem CNHs com QR Code e já podem utilizar a tecnologia. Se a sua carteira foi emitida após maio de 2017, ela possui um QR na parte interna e você pode obter a CNH Digital. Para isso, basta baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas Android e IOS. O app inclui, além da CNH, o CRLV (documento veicular) Digital, que no momento está disponível para os veículos dos estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão. Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

    Passo a passo

    São três as opções para a emissão da CNH Digital: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (com comparecimento ao Detran). Se a opção for "pelo celular", o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, ele faz a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado.

    Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, a CNH Digital já é disponibilizada no dispositivo móvel.Agora, o aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]