Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Prefeito de Ipatinga denuncia tentativas de fraude em laudos da Defesa Civil

Município reforça critérios para conceder benefício emergencial a atingidos pelas chuvas

15/01/2025 às 18:04 por Redação Plox

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, fez um alerta, durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, sobre tentativas de fraude nos laudos da Defesa Civil, que são essenciais para garantir acesso ao benefício emergencial concedido após o decreto de calamidade pública. O auxílio, que pode chegar a um salário mínimo e meio, é destinado a famílias desabrigadas ou desalojadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Veja dos detalhes na Live.


 

“Infelizmente, também já temos algumas pessoas que estão tentando forjar uma situação para conseguir um laudo da defesa civil para que possa ser contemplado com o benefício de um salário mínimo. Poxa, nós estamos aí em um estado de calamidade pública, as pessoas perderam as suas casas, elas estão desabrigadas, desalojadas, tem pessoas que estão dentro de casa mas não tem nem água para beber, está tirando lama até hoje dentro de casa. A mão de obra que nós temos para o tamanho do que aconteceu, ela é reduzida, estamos buscando ajuda, estamos nos empenhando ao máximo para a gente conseguir atender a população da melhor maneira possível. Mas eu preciso muito que a população, principalmente essas pessoas que estão fazendo isso, elas tenham primeiro honestidade. E também em bom senso, para facilitar o nosso trabalho, para facilitar o trabalho da defesa civil, facilitar o trabalho da guarda civil municipal, facilitar o trabalho dos assistentes sociais também, tá certo?”, declarou o prefeito.

 

Foto: Reprodução / Equipe1 Filmes

 

Critérios do benefício emergencial são detalhados

Na segunda-feira (13), o prefeito publicou no Diário Oficial do Município o Decreto nº 11.415, que regulamenta os critérios para a concessão do benefício emergencial. O documento define valores, prazos e condições para que as famílias impactadas pelas chuvas possam receber o auxílio financeiro.

O objetivo, segundo Gustavo Nunes, é assegurar meios para a sobrevivência básica, reduzir os danos causados pelo desastre, e oferecer condições para a manutenção do convívio familiar e comunitário.

 

Requisitos para concessão do auxílio

O benefício será concedido de forma pecuniária, com caráter provisório e suplementar, e contempla dois valores distintos:

  • - Até um salário mínimo para famílias com até cinco integrantes.
  • - Até um salário mínimo e meio para famílias com mais de cinco integrantes.

 

Os interessados devem atender a alguns requisitos obrigatórios, como:

  • - Residir e estar domiciliado no município de Ipatinga;
  • - Apresentar laudo da Defesa Civil que comprove a interdição total do imóvel ou relatem perdas e danos significativos;
  • - Passar por avaliação de um trabalhador do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado à Secretaria Municipal de - Assistência Social.
  • Além disso, é necessário que o responsável pela família apresente documentos de identificação com foto e CPF
Foto: PMI

Locais de cadastramento para famílias atingidas

Para organizar a distribuição do benefício e identificar as necessidades das famílias, o cadastramento está sendo realizado em quatro pontos estratégicos definidos pela prefeitura:

  • Escola Municipal Artur Bernardes (rua Jordão, 66 - Canaã)
  • Escola Municipal Chirlene Cristina (rua Monza, 25 - Bethânia)
  • Escola Estadual Elza Moreira Lage (rua Sálvia, 170 - Chácaras Madalena)
  • Evaldo Fontes (rua Salmão, 486 - Chácaras Oliveira)

Compartilhar a notícia