STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.
Com uma produção de 2,550 milhões de autoveículos em 2024, o Brasil registrou um crescimento de 9,7% em relação ao ano anterior, retomando o posto de oitavo maior produtor global, superando a Espanha. Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os emplacamentos chegaram a 2,635 milhões de unidades, representando um aumento de 14,1%, muito acima da média global de 2%.
“Esse foi o maior ritmo de crescimento nas vendas internas desde 2007”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA.

Histórico na soma de novos e usados
O destaque de 2024 foi a comercialização recorde de 14,4 milhões de veículos leves novos e usados, um marco inédito no país. Esse avanço foi atribuído às melhores condições de crédito, com um aumento de 36% nas concessões para financiamentos.
De acordo com Leite, “há uma demanda reprimida por transporte individual que está sendo gradualmente atendida, e essa tendência pode se intensificar caso haja uma política de renovação de frota e condições de crédito ainda mais favoráveis”.
Exportações e importações: balanço do setor
Embora as exportações tenham enfrentado dificuldades no primeiro semestre, o segundo compensou os resultados negativos. Ao todo, 398,5 mil veículos foram enviados para outros países, com destaque para os crescimentos em Argentina e Uruguai, que neutralizaram quedas em outros mercados da América Latina.
Por outro lado, as importações tiveram o melhor desempenho em uma década, com 466,5 mil emplacamentos, aumento de 33%. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos veículos eletrificados, em grande parte importados da China.
Segundo Leite, é necessário equilibrar os volumes de exportação e importação para evitar déficits na balança comercial, destacando que “o Brasil tem um dos menores Impostos de Importação para veículos elétricos e híbridos, o que favorece empresas estrangeiras em detrimento da indústria nacional”.
Foco estratégico da ANFAVEA em 2025
Com a consolidação dos resultados de 2024, a ANFAVEA delineou uma agenda estratégica para 2025, que inclui:
O setor automotivo brasileiro mostrou resiliência em 2024 e busca consolidar um crescimento sustentável e inovador nos próximos anos.
Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.
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