São Paulo vai sediar Campeonato Mundial de Skate de 2025 em março de 2026
Evento chancelado pela World Skate, com provas simultâneas de street e park, será realizado no Parque Cândido Portinari e reunirá os principais skatistas do mundo entre 6 e 8 de março
15/01/2026 às 12:42por Redação Plox
15/01/2026 às 12:42
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A cidade de São Paulo vai sediar, em março, o Campeonato Mundial de Skate de 2025 nas categorias olímpicas, mesmo em pleno ano de 2026. A competição, chancelada pela World Skate, será realizada na zona oeste da capital paulista.
Desde que o skate se tornou modalidade olímpica, rebatizado oficialmente como skateboarding, passou a ser administrado pela World Skate, federação internacional que congrega esportes de rodinha e é liderada por dirigentes oriundos do patins. Nesse cenário, o skate vem ficando em segundo plano, com um calendário marcado por mudanças de planos e desorganização.
Competição da World Skate está marcada para daqui a menos de 50 dias na zona oeste de São Paulo.
Foto: Divulgação / Marcelo Mug.
Mundial adiado, cancelado e agora remarcado para São Paulo
O Mundial de 2025 estava originalmente previsto para setembro daquele ano, em Washington, nos Estados Unidos. A etapa, porém, foi cancelada em julho, sem explicação pública e sem anúncio oficial amplo ao público.
A remarcação também ocorreu de forma discreta: apenas na semana retrasada a World Skate redefiniu a sede e o período do evento, que agora acontecerá em São Paulo. A realização do campeonato na capital paulista é divulgada em primeira mão pela coluna.
Parque Cândido Portinari receberá street e park ao mesmo tempo
Em São Paulo, o Mundial será realizado no Parque Cândido Portinari, contíguo ao Villa-Lobos, na zona oeste (próximo à roda-gigante). O evento terá um formato considerado ousado, com as disputas de skate street — modalidade de Rayssa Leal — e de park — especialidade de Pedro Barros — acontecendo de forma simultânea.
Tradicionalmente, em campeonatos que reúnem as duas modalidades, um torneio só começa após o encerramento do outro. Desta vez, a programação prevê as provas de street e park ocorrendo lado a lado, o que representa uma mudança importante na dinâmica da competição.
Datas, treinos e fase qualificatória
Pelo calendário divulgado, os treinos oficiais começam em 1º de março. A competição propriamente dita tem início no dia 4, com uma fase de qualifying voltada a atletas que ainda não têm vaga assegurada pelo ranking mundial.
Os principais skatistas do planeta entram em ação entre os dias 6, 7 e 8 de março, de sexta a domingo, quando estão previstas as disputas decisivas nas duas categorias olímpicas.
Terceiro Mundial oficial em São Paulo
Esta será a terceira vez que São Paulo recebe um Mundial “oficial” de skate. Em 2019, o próprio Parque Cândido Portinari/Villa-Lobos foi palco do Mundial de park. Na mesma temporada, o Mundial de street aconteceu no Anhembi, com dobradinha brasileira no topo do pódio: Pamela Rosa e Rayssa Leal dividiram o lugar mais alto entre as mulheres.
Além dos Mundiais, a capital paulista abriga há três anos a etapa final do circuito da SLS de skate street. Dentro da cultura da modalidade, a competição tem peso suficiente para que o vencedor seja reconhecido, na prática, como “campeão mundial”.