Declaração de Damares sobre CPMI do INSS gera reação de Silas Malafaia
Senadora cita, de forma genérica, grandes igrejas em investigações da CPMI do INSS e é cobrada por Silas Malafaia a apresentar provas e nomes das instituições
15/01/2026 às 09:05por Redação Plox
15/01/2026 às 09:05
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta quarta-feira (14), o pastor Silas Malafaia usou as redes sociais para cobrar da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) que apresente provas da afirmação de que grandes igrejas estariam envolvidas em um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para o líder religioso, a parlamentar deve se retratar caso não consiga comprovar o que disse.
Pastor Silas Malafaia
Foto: Reprodução/ Print de vídeo redes sociais Silas Malafaia
Damares cita grandes igrejas na CPMI do INSS
O tema foi levado a público por Damares na terça-feira (13), quando ela declarou que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS estaria alcançando grandes igrejas. Em entrevista, a senadora relatou que as investigações estariam apontando para instituições religiosas de grande porte no país, fato que, segundo ela, a teria abalado.
Ao mencionar o avanço das apurações, a senadora afirmou que grandes igrejas do Brasil estavam sendo apontadas no contexto da CPMI, o que desencadeou a reação de Malafaia. A menção genérica a “grandes igrejas” sem detalhamento imediato dos nomes gerou forte insatisfação entre lideranças evangélicas.
Malafaia reage e critica generalização
Incomodado com a forma como o assunto foi apresentado, Malafaia rebateu as declarações de Damares e afirmou não aceitar que “todas as grandes igrejas” sejam colocadas “no mesmo pacote” em relação às suspeitas de fraudes no INSS. O pastor criticou o fato de a senadora ter falado em grandes igrejas sem apresentar, naquele momento, os nomes das instituições ou de seus líderes.
Nas redes sociais, ele sustentou que uma denúncia dessa gravidade não pode ser feita de forma ampla e genérica, sem identificação clara dos alvos. Para o pastor, a postura da senadora expõe e atinge a imagem da igreja evangélica como um todo, o que ele classificou como inaceitável.
Senadora divulga lista; pastor mantém críticas
Após a repercussão do vídeo de Malafaia, Damares publicou em suas redes sociais uma lista de igrejas mencionadas na CPMI do INSS. A divulgação ocorreu depois da cobrança pública feita pelo pastor para que a senadora apresentasse provas e detalhasse as instituições envolvidas nas investigações.
Mesmo após a publicação da lista, Malafaia voltou a se manifestar e contestou a nota divulgada por Damares. Ele argumentou que o conteúdo apresentado pela senadora não correspondia ao que havia sido sugerido inicialmente em sua fala sobre grandes igrejas, reforçando que, em sua avaliação, a declaração original foi leviana e prejudicial à imagem geral da comunidade evangélica.