Criminosos usam dutos de ar-condicionado para furtar joalheria em shopping de Araraquara
Quadrilha teria desligado a energia da loja para interromper câmeras de monitoramento antes de levar relógios, joias e equipamentos de alto valor; polícia investiga dinâmica do crime e indícios de arrombamento
15/01/2026 às 11:45por Redação Plox
15/01/2026 às 11:45
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Uma joalheria localizada dentro de um shopping no bairro Jardim dos Manacás, em Araraquara (SP), foi alvo de furto na madrugada de terça-feira (13). Criminosos teriam usado os dutos do sistema de ar-condicionado para acessar o interior da loja e fugir em seguida com relógios, joias e outros itens de valor. Até o momento, ninguém foi preso.
Shopping Jaraguá, em Araraquara (SP).
Foto: Reprodução / Redes sociais.
De acordo com informações apuradas pela EPTV, afiliada da Globo, parte da equipe criminosa entrou no shopping e conseguiu desligar a energia elétrica que atendia a joalheria, o que também teria interrompido o funcionamento das câmeras de monitoramento do estabelecimento.
Shopping confirma furto e diz colaborar com a polícia
Em nota, o Shopping Jaraguá confirmou o crime e informou que as autoridades foram acionadas e que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas. Segundo o empreendimento, há colaboração integral com as investigações, com o fornecimento de dados e registros considerados necessários para o trabalho policial.
Os responsáveis pelo furto levaram relógios, joias e equipamentos de alto valor que estavam disponíveis para venda e expostos nas vitrines da joalheria. A suspeita é de que o mesmo duto de ar-condicionado usado na invasão também tenha servido como rota de fuga com os produtos. O montante do prejuízo não foi divulgado.
Equipamentos são achados em área de mata próxima
O crime foi descoberto quando a proprietária e funcionários chegaram para o início do expediente e perceberam sinais de invasão. A Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas na região. Em uma área de mata nas proximidades do shopping, os agentes localizaram um equipamento eletrônico utilizado para gravações e outros materiais que teriam sido empregados na ação criminosa.
Polícia Civil apura autoria e dinâmica do crime
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que a Polícia Civil investiga o furto e que a perícia foi chamada ao local, onde foram encontrados indícios de arrombamento na estrutura do estabelecimento.
Segundo a pasta, os criminosos subtraíram relógios, joias e conseguiram fugir. O caso foi registrado na delegacia de Araraquara, que conduz diligências para identificar os autores, reunir provas e esclarecer todos os detalhes da invasão pelos dutos.