Temporal com granizo alaga ruas, deixa carros submersos e corta energia em São Paulo

Chuva forte com granizo atinge capital paulista, provoca alagamentos na Zona Sul, interrompe energia em mais de 35 mil imóveis e leva Defesa Civil a emitir alerta severo

15/01/2026 às 08:18 por Redação Plox

Um dia após o temporal que atingiu São Paulo, a capital ainda lidava, na manhã desta quinta-feira (15), com alagamentos, lixo espalhado pelas ruas e reflexos na rotina de moradores, sobretudo na Zona Sul.

Temporal de quarta-feira (14) causou alagamentos e queda de granizo. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura deixou todas as regiões em estado de atenção para alagamentos.

Temporal de quarta-feira (14) causou alagamentos e queda de granizo. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura deixou todas as regiões em estado de atenção para alagamentos.

Foto: Reprodução / TV Globo



No Morumbi, vias permaneceram debaixo d’água desde a noite anterior. Na Avenida Jules Rimet, no entorno do estádio Morumbis, um carro seguia totalmente submerso, evidenciando a intensidade da enchente que atingiu a região.

Bairros próximos, como Capão Redondo e Campo Limpo, também na Zona Sul, amanheceram com grande quantidade de lixo acumulado nas ruas, arrastado pela forte correnteza formada durante a chuva de quarta-feira (14).

Temporal com granizo coloca cidade em estado de atenção

O temporal da tarde de quarta-feira provocou alagamentos em várias regiões da capital e registro de queda de granizo. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura colocou todas as áreas da cidade em estado de atenção para alagamentos entre 16h22 e 17h52.


De acordo com boletim da concessionária Enel, mais de 35 mil imóveis chegaram a ficar sem energia durante a tarde. Na manhã desta quinta-feira, o número havia sido reduzido para cerca de 4.500 unidades sem fornecimento, patamar considerado dentro da normalidade pela empresa.


Sobre o alagamento no Morumbi, a Prefeitura de São Paulo informou que enviaria um caminhão ao local para fazer a drenagem da água.

Ruas alagadas e ônibus com água entrando

Na Zona Sul, passageiros registraram água entrando em um ônibus da linha 875-C Metrô Santa Cruz/Terminal Lapa pela saída do ar-condicionado, em meio à forte chuva. A cena ilustra como a infraestrutura do transporte também foi impactada pelas precipitações intensas.


Às 15h43, a Defesa Civil emitiu um alerta severo sobre a chuva que se espalhava pelas zonas Sul e Oeste da capital, com registro de raios e ventos, atingindo também áreas vizinhas.

Alerta emitido pela defesa civil.

Alerta emitido pela defesa civil.

Foto: Reprodução / TV Globo


Correntezas, obras e ruas bloqueadas

Na Estrada do M’Boi Mirim, na altura da Avenida Magondi, a grande quantidade de água formou uma correnteza. O trecho, que está em obras e sob responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, apresentou pontos de alagamento.

No Capão Redondo, a rua Feitiço da Vila ficou completamente tomada pela água, deixando veículos ilhados e dificultando a passagem de moradores.

Orientações para enfrentar alagamentos

Algumas medidas simples podem reduzir riscos e transtornos durante episódios de chuva forte e enchentes:


Evite transitar em ruas alagadas: não tente atravessar locais com água acumulada e, se houver correnteza, não se arrisque.

Busque abrigo seguro: mantenha-se em lugar protegido e, se necessário, peça ajuda.

Fique longe da rede elétrica: não pare debaixo de árvores e procure abrigo em casas ou prédios.

Planeje seus deslocamentos: reorganize viagens para reduzir a chance de enfrentar congestionamentos causados por vias bloqueadas.

Verifique bloqueios de trânsito: em caso de dúvida sobre interdições e condições das vias, é possível buscar informações junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pelo número 156 ou pelo site do órgão, que informa a situação das principais vias da cidade.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a