Temporal em Franca faz córrego transbordar e tilápia de 1,5 kg aparece em avenida

Chuva forte no interior de SP provoca alagamentos, queda de árvores e arrasta peixe para a Avenida Ismael Alonso y Alonso; ninguém ficou ferido

15/01/2026 às 12:27 por Redação Plox

Um temporal que atingiu o estado de São Paulo na terça-feira (13/1) fez uma tilápia de mais de 1,5 kg ir parar no meio da Avenida Ismael Alonso y Alonso, em Franca, no interior paulista. O peixe foi encontrado pelo morador Rafael Ferreira Souza depois que o Córrego Cubatão transbordou e a água avançou sobre a via.

A tilápia foi parar no meio da Avenida Ismael Alonso y Alonso, em Franca, após a chuva ter causado o transbordamento do Córrego Cubatão.

A tilápia foi parar no meio da Avenida Ismael Alonso y Alonso, em Franca, após a chuva ter causado o transbordamento do Córrego Cubatão.

Foto: Reprodução / Redes sociais.


Consultor de vendas, Rafael trabalha em uma concessionária instalada na avenida. Ele contou que é comum os dois córregos próximos à loja transbordarem em dias de chuva forte, espalhando água e sujeira pela região.

Peixe surpreende morador em meio ao alagamento

De acordo com Rafael, a tilápia surgiu em frente à porta do estabelecimento logo após a chuva intensa. O morador percebeu algo se mexendo na calçada e foi checar o que era.

Passou uns 50 minutos de chuva, eu reparei que tinha alguma coisa mexendo do lado de fora da porta da loja, uma coisa pulando. Eu pensei: ‘O que é aquilo, gente?’. No que eu cheguei perto, vi que era uma tilápia

Rafael Ferreira Souza

Ele relatou que vários pontos de Franca ficam alagados quando chove e que, por existirem muitos rios ao redor da cidade, não é raro encontrar peixes nas ruas. Ainda assim, o tamanho do animal chamou a atenção. Segundo Rafael, o peixe tinha cerca de 40 centímetros, um exemplar considerado grande até para pescarias.

Tilápia não resistiu após ser retirada da avenida

Rafael contou que tentou salvar o animal que encontrou no asfalto, mas a tilápia não resistiu. Ele e outras pessoas chegaram a colocá-la em um balde com água na tentativa de recuperá-la, sem sucesso.

O Metrópoles procurou a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Franca para comentar o caso, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestação do órgão.

Temporal provoca alagamentos e quedas de árvores em Franca

As chuvas que atingiram Franca no dia 13 causaram diversos transtornos. Segundo a Defesa Civil, a precipitação foi de forte intensidade e provocou alagamentos, quedas de árvores e danos materiais em diferentes pontos da cidade.


O temporal começou por volta das 17h. Além do alagamento na Avenida Ismael Alonso y Alonso, houve registro de inundação na Avenida Doutor Hélio Palermo. Árvores também caíram na Rua Pinto Garcia, no bairro Vicente Leporace, aumentando os transtornos no trânsito.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de vítimas, imóveis atingidos, desabrigados ou desalojados em decorrência da chuva naquele dia.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a