Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Timóteo abre processo para tombamento histórico do Forno Hoffman

    Administração municipal realiza intervenções no Forno Hoffmann

    Por Plox

    15/02/2021 19h57 - Atualizado há 7 meses

    O Município de Timóteo recebeu retorno positivo sobre o pedido de abertura do processo de tombamento e o status de “Tombamento Provisório” – processo nº 01514.000347/2020-87 junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os trabalhos também foram retomados para o reconhecimento do Forno junto ao Instituto Estadual do Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). No âmbito municipal, o processo de tombamento local será devidamente instruído a partir do mês de março. Todos estes procedimentos estão previstos no Plano de Trabalho 2021 elaborado pela Subsecretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, em parceria com a empresa Monomentum Arquitetura e Patrimônio Cultural (Consultoria), devidamente aprovado junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo. 

    Como forma de garantir a segurança e integridade do edifício histórico, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte de Lazer, iniciou intervenções na área interna do Forno Hoffmann.  No fim de janeiro foi instalado um canteiro de obras por parte da empresa CONSEN Engenharia, licitante vencedora do certame, para a retirada do gradeamento de madeira e dar estabilidade do equipamento. 

    Nesta semana do carnaval teve início efetivo dos trabalhos de remoção do madeirame que sustenta a cobertura do Forno Hoffmann. “Importante que ressaltar que essa intervenção é resultante de recomendações técnicas do último laudo de engenharia e arquitetura elaborado por profissionais especializados a pedido da Administração Municipal. O objetivo é contribuir para melhor estabilização do equipamento e minimizando os riscos de desabamento das madeiras de ancoragem da estrutura física do forno, inclusive, a torre/chaminé do forno”, pontuou o Professor Cláudio Gualbertto, que é subsecretário de Cultura, esporte e Lazer de Timóteo.

    Foto: Divulgação

    Durante visita às instalações, Cláudio Gualbertto acessou os locais das intervenções e também o posicionamento dos maquinários alocados na área interna do Forno Hoffmann. Em conversa com a Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Estela Mara Novaes, o subsecretário foi informado sobre o cronograma de trabalho e como as peças serão retiradas para não afetar a estrutura do Forno. “Foi assegurada a adoção de todos os procedimentos de segurança, aplicados a preservação da estrutura do Forno e integridade dos funcionários mobilizados para a tarefa. Assim, por não se tratar de uma retirada padrão, mas uma remoção muito específica e demandando cuidados maiores em termos de segurança e preservação das condições gerais da estrutura remanescente, a previsão preliminar contratualmente é de uma execução para aproximadamente 04 (quatro) meses de vigência”, citou Cláudio.  

    Considerado, o valor histórico atribuído ao Forno Hoffmann, após a retirada de todo o gradeamento de madeira, as peças serão devidamente acomodadas na área interna do equipamento, para futura avaliação quanto ao seu estado de conservação e eventual utilização parcial ou não, em ações futuras no próprio.

    HISTÓRICO DO FORNO HOFFMANN

    O secretário de Educação, Cultura, esporte e Lazer José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, destaca a importância das ações de manutenção, preservação recuperação, restauração e desenvolvimento de projetos e programas de ocupação e uso dos equipamentos públicos. 

    Segundo ele, a premissa é que o Patrimônio Cultural implica na valoração da história desenvolvida pela sociedade, “traduzindo e materializando a identidade histórica de dada sociedade”. No âmbito municipal, as tratativas sobre o patrimônio cultural, estão sob a responsabilização da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, órgão municipal que em diálogo permanente junto ao Conselho Municipal do Patrimônio de Timóteo, zela pelos princípios e diretrizes das políticas públicas locais afetas ao Patrimônio Cultural.

    Nesta perspectiva, em dezembro de 2019, a subsecretaria iniciou tratativas institucionais junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na busca de apoio para intervenções de restauração e preservação, redefinição das funcionalidades de ocupação e uso do Forno Hoffmann, a partir de análises de propostas já esboçadas pela Administração Municipal junto a outros parceiros locais. 

    Mesmo em meio às restrições e impedimentos impostos pela pandemia, o Município protocolizou a intencionalidade de abertura do processo de Tombamento do Forno Hoffmann, na esfera federal e estadual, pois se trata de um mecanismo de proteção fundamental de bens históricos e que implica em pré-requisito inerente a obtenção de apoio na restauração e preservação com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]