Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Veterinário e vigilante são presos por maus-tratos após cães serem encontrados mortos em canil público de MG

Perícia flagra dois cães mortos e três cadelas em magreza extrema no canil de Campos Altos; Ministério Público investiga descumprimento de medidas

15/02/2025 às 12:24 por Redação Plox

O médico veterinário responsável pelo canil público de Campos Altos, no Alto Paranaíba, e o vigilante ambiental do município foram presos após a Polícia Militar de Meio Ambiente flagrar dois cães mortos e três cadelas em extrema magreza. A ação ocorreu na quinta-feira (13/2) e foi divulgada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na sexta-feira (14/2).

A denúncia, feita anonimamente à Promotoria de Justiça do município, resultou na inspeção do local por um perito do MPMG, que confirmou a ocorrência de maus-tratos.

Foto: MPMG

Investigações e descumprimento de medidas

A visita da perícia já estava programada para verificar se a prefeitura de Campos Altos havia cumprido exigências determinadas em uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo MPMG. A ACP foi instaurada após o município descumprir um termo de compromisso firmado em 2019, no qual se comprometia a adotar medidas de controle populacional de cães e gatos.

Diante da nova denúncia de maus-tratos, a Coordenadoria de Defesa dos Animais (Ceda) do MPMG solicitou apoio da polícia ambiental para averiguar a situação no canil.

 

O que diz a lei sobre maus-tratos a animais?

De acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/98, a pena para quem cometer atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, varia de três meses a um ano de detenção, além de multa.

No entanto, quando as vítimas são cães ou gatos, a penalidade é mais severa: de dois a cinco anos de prisão. Caso a violência resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíCIA

Acidente fatal na BR-365 deixa duas pessoas mortas e três feridas em Minas Gerais

Três pessoas foram encaminhadas para atendimento médico após colisão de três veículos

Foto: Pixabay/Divulgação
POLíCIA

Rapaz de 20 anos é preso após usar pitbull em ameaças contra adolescente e sua mãe na região metropolitana de BH

O comportamento agressivo do jovem começou após o fim de um breve relacionamento com a adolescente

POLíCIA

Dois mortos em ataque a carro de presos em rodovia de Minas Gerais

Criminosos atacaram veículo na LMG-806, em Ribeirão das Neves, deixando também um detento ferido; motivação do crime ainda é desconhecida.

Foto: Freepik
POLíCIA

Homem é preso por agressão a família: Suspeito teria atirado em enteada e ameaçado outras crianças

Proferiu xingamentos à enteada, utilizando palavras como “vagabunda, piranha e puta”

para você
LAZER

Ampliação de viagens do trem de passageiros Vitória a Minas deve ocorrer apenas em 2026, diz Vale

Serviço do Trem de Passageiros da EFVM terá duas viagens diárias, mas mudança ocorre só em 2026

cruzeiro
ESPORTES

Novo mascote do Cruzeiro vira piada na internet; veja memes

Torcidas organizadas exigem o retorno do mascote antigo

DR ézio
POLíTICA

Justiça concede liberdade provisória ao ex-candidato a prefeito de Coronel Fabriciano

Dr. Ézio foi preso em Brasília por participar dos atos que culminaram na depredação dos edifícios sedes dos Três Poderes

Jovem Aprendiz Cemig
EMPREGO

Cemig abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz; saiba como se inscrever

Segundo a companhia, a formação é gratuita e tem a duração de 12 meses