Contém Cultura inaugura terceira sala do projeto no Bugre

Por Plox

15/03/2019 07h25 - Atualizado há cerca de 5 anos

O município do Bugre acaba de ser contemplado com o projeto Contém Cultura.  Bem no coração da cidade, foi instalada uma sala multicultural, que será inaugurada às 14h do próximo dia 22. O espaço será dedicado a exibições que vão privilegiar filmes nacionais, como forma de valorização das produções brasileiras, tornando acessíveis ao público títulos que não costumam integrar as programações do circuito comercial da sétima arte.

Além da programação cinematográfica prevista pelo projeto e que será desenvolvida semanalmente com entrada franca, na sala serão promovidas oficinas de artesanato, de dança, atividades literárias, dentre outras ações culturais.

DivulgaçãoIMG 8088

“Este espaço cultural será dedicado à cidadania, para promover entretenimento e integração, resgatando os valores culturais do país e região”, comenta Naohiro Doi, Diretor-Presidente da Cenibra, patrocinadora do Contém Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Segundo observa Naohiro Doi, “a cultura tem um poder transformador, capaz de fortalecer a identidade  de um povo, impulsionar o desenvolvimento humano essencial para a melhoria de qualidade de vida nas demais áreas da sociedade”

O Diretor-Presidente da Cenibra ressalta ainda que, por meio da cultura, melhoram-se também indicadores de desenvolvimento socioeconômico dos municípios, uma visão que motiva a empresa a manter mais de 50 projetos sociais em municípios de sua atuação. “Em 2018, a Cenibra investiu R$ 12, 3 milhões em recursos e patrocínios vias Leis Federais de Incentivo, um valor destinado a diversos setores, além do cultural, e que contemplou um público superior a 100 mil pessoas”.

A proponente do projeto, Luciana Profiro, conta que é grande a sua expectativa para a inauguração da sala, “que vai transformar o município pelas vias de atividades culturais e artísticas, sempre buscando contemplar públicos dos mais diversos perfis e faixas etárias”, citando em seguida dados do IBGE que apontam para a carência de espaços culturais no país. “Segundo estatística do IBGE, 70% dos municípios do Brasil não possuem centro cultural, e mais de 90% não possuem um ambiente destinado à exibição de obras cinematográficas.  Entre os municípios de até 20 mil habitantes, 98% não possuem salas de cinema. Então, o Contém Cultura vem mudar essa realidade”, frisa Luciana Profiro.

Destaques