Confirmado primeiro caso de coronavírus em Coronel Fabriciano

Este é o segundo caso confirmado no Vale do Aço

Por Plox

15/03/2020 21h54 - Atualizado há cerca de 4 anos

A Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade. O anúncio foi feito por meio de nota, no fim da noite deste domingo (15). A paciente é uma mulher de 32 anos, residente na Europa que veio para a casa da família em Fabriciano. A informação foi confirmada ao PLOX pela assessoria de comunicação da Prefeitura.

Após ser comunicada sobre o caso, a equipe da Secretaria de Governança da Saúde, formada por um médico, uma enfermeira da Atenção Básica e uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica, esteve na residência da paciente e comunicou o resultado oficial do laboratório. “Durante a visita, a paciente e os familiares receberam todas as informações sobre os cuidados necessários”, diz a nota.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente começou a sentir os sintomas da doença no dia 11 de março e foi atendida no dia 13 no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. Após o atendimento ela teria sido encaminhada para casa, e ficou de quarentena. Informamos que no momento a paciente está estável e em isolamento domiciliar.

Como forma preventiva o Hospital Dr. José Maria Morais, suspendeu as visitas aos pacientes e está realizando todos os procedimentos de higiene necessários. O município também já suspendeu a visita ao Lar dos Idosos.

Orientações

A Prefeitura de Coronel Fabriciano orienta que a população adote as medidas básicas de higiene como: lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de medidas preventivas para higiene nasal, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Coronavírus na Itália

Somente neste domingo (15), Itália registrou mais 368 novas mortes por causa da epidemia de Coronavírus que assola o país. Com essas mortes, o número de vítimas fatais pela doença no país sobe para 1809. 

A Europa, com destaque para a Itália, se tornou  o principal epicentro da doença.

As autoridades buscam medidas para tentar impedir o avanço da pandemia que já deixou 2000 mortos no continente europeu. E até mesmo um dos pilares da Constituição da União Europeia parece estar caindo por terra.

O território que deveria ser a união de vários países sem fronteiras entre eles começa agora a ser dividido novamente. Autoridades da Alemanha decidiram fechar, a partir desta segunda-feira (16), as fronteiras do país com seus vizinhos Suíça, França e Áustria.
 

(Atualizada 22h52)

Destaques