Ipatinga

mundo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Estados Unidos facilita a solicitação de vistos para motoristas de caminhão

    Especialista revela os motivos por trás da flexibilização e dá dicas para brasileiros que querem trabalhar no país

    Por Plox

    15/03/2022 16h58 - Atualizado há 3 meses

    A pandemia foi responsável por uma grande instabilidade em diversos setores da indústria, com a área de logística e transporte sendo uma das mais afetadas. Durante o período, diversos motoristas abandonaram suas funções, e mais de 60 mil caminhoneiros foram demitidos nos Estados Unidos, criando uma crise que o país nunca tinha enfrentado.

    Isso fez com que diversos administradores de frotas tomassem a decisão de contratar imigrantes para essas funções, obrigando frentes governamentais a facilitarem as aprovações em solicitações de visto para trabalhadores que operam neste setor.

    Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, relata que essa realidade pode ser vista andando nas ruas do país. “A necessidade de motoristas de caminhão nos Estados Unidos existe, e isso pode ser visto em carretas nas estradas, onde estão sendo colocadas placas de ‘Estamos Contratando’ em suas traseiras. Grandes redes como a Amazon e o Walmart são visivelmente os mais afetados pela escassez”, revela.

    Para o especialista em Direito Internacional, um visto EB-3 pode ser o ideal para caminhoneiros brasileiros que querem trabalhar nos EUA, mas pede atenção na hora de realizar a solicitação. “Existem duas modalidades de EB-3: skilled e unskilled. Na primeira, o trabalhador precisa ter mais de dois anos de experiência atuando no segmento solicitado, mostrando capacidade para exercer a função. Por outro lado, o unskilled não exige experiência de trabalho, mas é primordial que a pessoa esteja fisicamente apta para efetuar o trabalho”, pontua.

    O advogado alerta que para trabalhar no país, o imigrante precisa, primeiramente, de uma carteira de motorista comercial. “E você não vai tirar essa carteira comercial do dia pra noite, fazendo com que isso possa ser um empecilho para que a empresa finalize o processo de contratação”.

    Embora algumas companhias banquem todo esse processo, a solicitação pode levar tempo e sempre existe o risco de reprovação. “Tenha em mente que essa não é uma habilitação convencional. O pedido de uma carteira de motorista comercial é trabalhoso, e em alguns casos a aprovação pode levar meses. Poucas empresas estão dispostas a esperar esse período, portanto, é importante iniciar todos esses processos estando extremamente preparado. É primordial ter uma reserva monetária enquanto aguarda sua solicitação ser aprovada, não correndo assim, o risco com gastos imprevistos”, finaliza Toledo.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]