Jovem perde visão de um olho após esquecer de tirar lentes de contato e contrair parasita carnívoro
Mike Krumholz, de 21 anos, alerta sobre os perigos de dormir com lentes de contato
Por Plox
15/03/2023 11h06 - Atualizado há mais de 2 anos
Um jovem americano, Mike Krumholz, de 21 anos, perdeu a visão de um olho após esquecer de tirar suas lentes de contato. O incidente ocorreu em dezembro do ano passado, quando ele cochilou por 40 minutos com as lentes nos olhos após um dia de trabalho como babá na Flórida, nos Estados Unidos.

Ao acordar, Krumholz percebeu algo estranho e pediu que seus pais o levassem ao médico. Ele foi diagnosticado com ceratite, inflamação da córnea, causada por Acanthamoeba keratitis, um raro parasita carnívoro que se alimentou do seu olho direito.
Usando lentes de contato há sete anos, o jovem já havia tido outros problemas ao esquecer de retirá-las, como “olho rosa”, segundo o jornal britânico Daily Star. Hoje, ele só consegue ver flashes “cinzas e pretos” com o olho afetado.
Tratamento e conscientização
Atualmente, Krumholz faz tratamento para tentar controlar a condição e incentiva outras pessoas a não dormirem, nadarem ou tomarem banho com suas lentes de contato. Nas redes sociais, ele alerta sobre os perigos e a importância de cuidar da saúde dos olhos.

“Não durma, nade ou tome banho com elas”, avisa o jovem em uma publicação no Tik Tok. Ele também agradece o apoio que recebeu na internet e faz uma vaquinha para ajudar a custear o tratamento, que já arrecadou US$ 3.850 dos US$ 10.000 necessários.
Embora o parasita ainda não tenha deixado completamente seu olho, Krumholz relatou que ele está morrendo. A pupila está coberta e ele não consegue mais vê-la, mas o jovem segue lutando para superar essa difícil situação.