Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Ministério Público do Trabalho acompanha processo de privatização da CBTU-MG

Grupo Especial de Atuação Finalística (GEAF) busca soluções consensuais entre sindicato, empresa pública e órgãos governamentais

15/03/2023 às 18:33 por Redação Matheus Valadares

Um Grupo Especial de Atuação Finalística (GEAF), composto por procuradores de Minas Gerais e Brasília, instituído pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), está medeando as negociações entre o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG) e os órgãos responsáveis pela desestatização da empresa pública. O objetivo é tratar das condições contratuais dos cerca de 1.600 empregados públicos durante o processo de transição do modelo estatal para o privado.

O GEAF realizou sua primeira reunião no dia 8 de março, com a presença do Sindimetro, da CBTU-MG e de órgãos governamentais, para ouvir as partes envolvidas e diagnosticar a situação. No dia seguinte, o MPT solicitou a prorrogação da assinatura do contrato de compra e venda das ações (CCVA) da CBTU-MG para permitir a conclusão das tratativas sobre a situação dos trabalhadores. O pedido foi encaminhado ao Chefe da Casa Civil e Presidente do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (CPPI).

Metrô de BH está preste a completar um mês de paralisação. Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

Transferência de empregados para empresa privada preocupa

Segundo as normas do processo de desestatização da CBTU-MG, os empregados serão transferidos para a empresa privada que arrematou os ativos da empresa pública e assumirá o contrato de concessão do serviço de transporte metroviário de Belo Horizonte e região metropolitana. Entretanto, o procurador Regional do Trabalho, Helder Amorim, coordenador do GEAF, ressalta que "essa transferência pura e simples da empresa pública para a iniciativa privada, ao produzir a cessação dos empregos públicos, enseja profunda insegurança jurídica quanto aos direitos e garantias dos trabalhadores da CBTU-MG, muitos deles próximos de implementar condições para aposentadoria".

Colaboradores pedem para que governo federal revogue o processo de privatização do metrô belorizontino. Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

Propostas do sindicato serão discutidas em próxima mediação

O Sindimetro propôs a "manutenção dos contratos de trabalho dos atuais empregados com a CBTU/AC" e a "implantação de PDV". A primeira proposta já havia sido encaminhada anteriormente aos órgãos competentes, mas até o momento não houve posicionamento. As proposições apresentadas pelo sindicato seguirão sendo discutidas nas próximas mediações conduzidas pelo GEAF.

Nova reunião com participação de órgãos governamentais

Na próxima quinta-feira (16), às 9h30, será realizada uma nova reunião do GEAF, com a participação do secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Augusto da Rocha Neto, e do Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES, Aloizio Mercadante Oliva. Todos são entidades competentes pela concepção e gestão do processo de desestatização da CBTU-MG. O objetivo do encontro é dar continuidade às negociações e buscar soluções consensuais entre as partes envolvidas para garantir os direitos e as garantias dos trabalhadores da CBTU-MG durante a transição para a iniciativa privada.

De acordo com o procurador Helder Amorim, coordenador do GEAF, é importante que as negociações ocorram de forma transparente e respeitando os direitos dos trabalhadores. "O papel do MPT, por meio do GEAF, é garantir que o processo de desestatização seja conduzido de maneira justa e que os direitos dos empregados da CBTU-MG sejam preservados", destacou.

A privatização da CBTU-MG faz parte do plano do governo federal de desestatizar diversas empresas públicas, incluindo outras companhias de transporte ferroviário, como a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb). A iniciativa visa a aumentar a eficiência dos serviços e atrair investimentos privados para o setor. No entanto, é importante que os trabalhadores não sejam prejudicados durante esse processo, o que torna a atuação do GEAF fundamental para garantir a proteção de seus direitos.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto - CMBH
POLíTICA

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões estará no estúdios da Plox

A entrevista irá ocorrer a partir das 11h30 ao vivo

POLíTICA

Vice assume Prefeitura de Belo Horizonte após internação de Fuad Noman

Prefeito trata pneumonia com insuficiência respiratória e permanece na UTI; Álvaro Damião assume interinamente por 15 dias

Brumadinho
POLíTICA

Acordo com a Vale por Brumadinho tem lei sancionada

Por atuação da ALMG, norma garante repasse direto de parte dos recursos aos municípios

Alexandre
POLíTICA

Alexandre Silveira quer 'diálogo' na construção do relatório da PEC da Transição

A PEC da Transição será votada na (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) CCJ nesta terça-feira (6)

para você
EMPREGO

Fábrica clandestina de suplementos é fechada em MG após denúncia de trabalho irregular

Polícia Civil e Vigilância Sanitária interditaram o local, que já havia sido fechado em 2024, mas continuava operando sem registro e em condições inadequadas

Oportunidade de emprego Governo de Minas
EMPREGO

Governo de Minas abre processo seletivo para preencher vagas na área da Saúde

A contratação é válida por até 12 meses e os salários variam entre R$ 2 mil e R$ 5,5 mil

Foto:Divulgação/PBH
EDUCAçãO

Alunos de Belo Horizonte assistirão Atlético x Ipatinga na Arena MRV pelo Projeto Educacional

Iniciativa da Prefeitura beneficia 120 estudantes com experiência única no futebol

lotofacil
ECONOMIA

Quina da Mega-Sena e prêmio da Lotofácil saem para apostadores mineiros

Bolões em Iguatama e Pouso Alegre acertam quina da Mega-Sena 2571