Torre e teto da Catedral de Notre-Dame caem durante incêndio

15/04/2019 16:37

Construção era um dos pontos mais atingidos pelas chamas. Local passava por obras de restauração

Publicidade

Um incêndio atingiu a torre principal e o teto da  Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos monumentos mais importantes da Europa. O fogo consumiu o telhado do templo, que acabou cedendo. O incêndio aconteceu na tarde desta segunda-feira, 15 de abril.

Anne Hidalgo, prefeita da capital, lamentou o acidente, o descreveu como algo ‘terrível’ e pediu que populares respeitem os trabalhos no local. Ela publicou em sua conta oficial no Twitter: “Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local e em estreita ligação com a Diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança”.

O Corpo de Bombeiros está em uma operação para conter o incêndio, principalmente na torre central do monumento, pois é um local que recebe milhares de turistas. Visitantes tiveram que ser retirados daquele ponto pela polícia.

Os bombeiros acreditam que o incêndio possa ter sido ocasionado pela restauração às quais passou o templo, na semana passada. O arquiteto responsável pelas obras, Philippe Villeneuve, disse ao Le Parisien que está chocado com o ocorrido. "É um desastre, estou chorando. Eu não consigo imaginar esse desastre". Ele afirmou que no momento do incêndio não havia trabalhadores no local.

'Sofrimento de toda uma nação'

Emmanuel Macron, presidente da França se manifestou nas redes sociais sobre o ocorrido, declarando tristeza diante da situação. “A catedral de Notre-Dame é consumida pelas chamas. Sofrimento de toda uma nação. Sentimentos por todos os católicos e todos os franceses. Como todos nossos compatriotas, estou triste de ver queimar parte de nós”.

Diversas pessoas publicaram vídeos e fotos do incêndio nas redes sociais:

Torre principal era um dos pontos mais atingidos pelas chamas

Equipes do Corpo de Bombeiros de Paris estão evacuando a área e a prefeita da cidade pediu para as pessoas não chegarem perto

Foto: Ian Langsdo/ EFE 

Fontes locais disseram que é 'provável' que o fogo esteja relacionado aos trabalhos de restauração que ocorriam na catedral, um dos pontos turísticos mais visitados da Europa

Foto: Ian Langsdo/ EFE

Estilo gótico


A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A construção começou em 1163, sendo dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo. Inacabada, a construção levava muitos cavaleiros da Idade Média para pedirem proteção antes de seguir viagem.

Atualizada às 17h06



Publicidade