Vale do Aço recebe terceira edição do movimento Fashion Revolution

15/04/2019 15:56

A iniciativa conta com uma programação especial durante os dias 23 a 28 de abril

Publicidade

Aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e o seu impacto é o grande objetivo do movimento Fashion Revolution. Presente em mais de 90 países e, pela terceira vez no Vale do Aço, o movimento incentiva também uma maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda. 

“O Vale do Aço surpreende como uma das mais ativas do movimento Fashion Revolution no Brasil. Esse engajamento vai ao encontro do crescimento do mercado de moda consciente na região. São designers, produtores, marcas, fornecedores, professores e consumidores querendo ver a mudança na prática, com soluções sustentáveis no mundo da moda”, destaca Patrícia Barbosa, representante local do movimento Fashion Revolution no Vale do Aço. 

Desfile feito com peças confeccionadas a partir de jeans que seriam descartados integrou a programação do Fashion Revolution em 2018Desfile feito com peças confeccionadas (Foto: divulgação/ eventos anteriores)

Fashion Revolution

A iniciativa, criada por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, nasceu após a maior tragédia têxtil da história. Em abril de 2013, o Rana Plaza, um prédio em Bangladesh que abrigava diversas confecções que produziam para grandes marcas ocidentais desabou, evidenciando um lado cruel de como a moda é feita. O Rana era uma das chamadas "fábricas de suor", conhecidas por possuírem, ainda no século XXI, produções extremamente arcaicas. No desastre, morreram mais de mil trabalhadores, a maioria mulheres, e outras 2.500 pessoas ficaram feridas.

A iniciativa conta com uma programação especial durante os dias 23 a 28 de abril, em Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga. As ações ocorrem de forma concomitante em mais de 90 países que abraçam a causa. 

Encontro realizado no ano passado, dentro da programação do Fashion Revolution, sobre direito da moda, empreendedorismo, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade(Foto: divulgação)

Confira a programação completa da Semana Fashion Revolution Vale do Aço abaixo: 

Abertura do Movimento Fashion Revolution: 

Data: 23/04
Hora: 19h – 20h30
Local: Fundação Aperam Acesita
Talk sobre Moda Inclusiva com a psicóloga Joellen Rocha e com a historiadora Ana Paula Carvalho 

20h40 – 22h15h
Exibição do Documentário “River Blue”

Data: 23/04
Hora: 7h às 11h
Local: Escola SESI Rinaldo Campos Soares
Exibição do Documentário “River Blue”
(Ação fechada para alunos e funcionários da Escola SESI Rinaldo Campos Soares)

Data: 24/04
Hora: 19h às 22h
Local: Hotel Metropolitano
Fashion Revolution “Meet Up”: encontro de mulheres da indústria da moda no Vale do Aço pra falar de moda com propósito. 
(Ação fechada para convidados) 

Fechamento do movimento Fashion Revolution

Data: 28/04
Hora: 13h – 18h
Local: Hotel Dom Henrique - Timóteo 

Giro Fashion Revolution 
Atividades: 
• Oficina de Upcycling para Crianças de 09 a 14 anos;
• Escambo de Guarda Roupas;
• Talk com Paty Barbosa (Representante local do Fashion Revolution) e Bruna Espósito (Consultora de Imagem) sobre Armário Cápsula.

Para mais informações: 

Paty Barbosa - Representante Local FR
+55 31 99656-8396
E-mail: [email protected]
 



Publicidade