Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    2ª fase da vacinação contra a gripe começa nesta quinta (16) em Ipatinga

    Por Plox

    15/04/2020 19h25 - Atualizado há mais de 1 ano

    A Prefeitura de Ipatinga dará início nesta quinta-feira (16) à segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste ano, a novidade é a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários ao grupo prioritário. Ainda nesta etapa, a imunização contempla doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos povos indígena, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. 

    aaa  Foto: Divulgação/PMI

     

    Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe em casos suspeitos, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do Coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2).

    Critérios

    Nesta nova etapa, a maior parte da imunização irá acontecer dentro das Unidades Básicas de Saúde. Porém, a Referência Técnica em Enfermagem, Fabiana Figueiredo Beserra, detalha que o município adotará alguns critérios para evitar a aglomeração nas UBS’s.

    “Dentro das Unidades de Saúde haverá demarcações para que as pessoas mantenham uma distância segura. Também serão disponibilizados álcool ou um local para higienização das mãos com água e sabão. A orientação é para que a população não vá vacinar de uma só vez nos primeiros dias ou deixe para o último”, reforça. 

    “Estamos em contato com as empresas de ônibus para que os profissionais do segmento sejam vacinados nas garagens, sem necessidade de deslocamento. O mesmo está sendo feito em relação aos profissionais da área de segurança e população privada de liberdade”, acrescentou a enfermeira. 

    As salas de vacinas das Unidades de Saúde irão atender de 7h30 às 15h30. Aquelas que funcionam com o horário ampliado, dentro do programa ‘Saúde na Noite’, terão vacinação até as 19h30.

    Meta alcançada 

    O município de Ipatinga superou na primeira etapa a meta de vacinação de idosos preconizada pelo Ministério da Saúde, que era de 90%. Até o momento, já foram vacinados mais de 93% da população acima de 60 anos. 

    A secretária municipal de Saúde, Érica Dias, esclarece que mesmo com o início da segunda etapa da vacinação contra Influenza os idosos que ainda não foram imunizados continuarão sendo atendidos em domicílio. 

    “Já atingimos a meta do Ministério da Saúde no que diz respeito à vacinação para os idosos. Porém, isso não quer dizer que a imunização para eles não está mais acontecendo. Dentro da programação das Unidades Básicas de Saúde, eles continuam visitando os domicílios e vacinando esse público. Eles podem continuar aguardando em casa”, reforçou a responsável pela pasta. 

    Terceira fase

    Este ano, os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas no momento. 

    A terceira fase da vacinação contra a gripe ainda inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas acima de 55 anos e também aquelas com deficiência.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]