Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Prazo para pedir isenção de IPTU vai até 31 de maio em Santana do Paraíso

Confira os critérios para solicitar o benefício; documentação deve ser enviada por e-mail e digitalizada em PDF

15/04/2021 às 19:26 por Redação Plox

A Prefeitura de Santana do Paraíso-MG informou que o prazo para pedido de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vai até o dia 31 de maio, conforme o disposto na Lei Municipal nº 1.007, de 8 de abril de 2021. Conforme o artigo 1º da Lei, tem direito à isenção todo contribuinte, proprietário de imóvel localizado no Município de Santana do Paraíso, titular do seu domínio útil ou seu possuidor a qualquer título, que cumulativa e comprovadamente preencha os seguintes requisitos: ser eleitor do município; possuir renda per capita mensal igual ou inferior a ½ (meio) salário mínimo; proprietário, titular do domínio útil ou possuidor de apenas 01 (um) imóvel destinado exclusivamente à sua moradia, cuja área construída seja igual ou inferior a 49,00m² (quarenta e nove metros quadrados); estar devidamente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico); estar quite com a Fazenda Pública Municipal; existindo mais de um lançamento no Cadastro Técnico Municipal, dentro do mesmo lote, o contribuinte fará jus somente à isenção do IPTU de sua residência.
 

De acordo com o artigo 2º da Lei Municipal nº 1.007, também fica isento do pagamento do IPTU o contribuinte que cumulativa e comprovadamente preencha os seguintes requisitos: seja aposentado ou pensionista, cuja renda per capita mensal própria seja igual ou inferior a 01 (um) salário mínimo, devidamente comprovado; comprove ser eleitor do Município de Santana do Paraíso; proprietário, titular do domínio útil ou possuidor de apenas 01 (um) imóvel destinado exclusivamente à sua moradia, cuja área construída seja igual ou inferior a 49,00m² (quarenta e nove metros quadrados); estar devidamente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico); estar quite com a Fazenda Pública Municipal; existindo mais de um lançamento no Cadastro Técnico Municipal, dentro do mesmo lote, o contribuinte fará jus somente à isenção do IPTU de sua residência.
 

Conforme o artigo 3º da Lei 1.007, fica, ainda, isento do pagamento de IPTU o contribuinte que for portador de neoplasia maligna e vírus HIV e possua, cumulativamente, renda familiar de até 03 (três) salários mínimos e seja eleitor do Município de Santana do Paraíso. A comprovação dessas doenças deve ser feita por meio de laudo médico atualizado em no máximo 30 (trinta) dias. Ainda conforme a Lei, os imóveis localizados em área de preservação permanente ficam isentos do pagamento do IPTU, independente do tamanho da área. 

Foto: Divulgação PMSP

 

A isenção de que trata a Lei Municipal 1.007 somente será concedida mediante requerimento do interessado com a comprovação dos requisitos dos artigos 1º, 2º e 3º da Lei. Toda a documentação deve ser enviada digitalizada, em formato PDF, para o seguinte e-mail: iptu2021isencao@gmail.com, na data limite de 31/05/2021.

 

Lista de documentos necessários para pedir a isenção do IPTU 2021 (conforme a Lei 1.007/2021):

1 – Cópia do Título de Eleitor.
2 – Comprovante de renda dos últimos 60 dias.
3 – Cópia do documento do imóvel (registro do imóvel ou contrato de compra e venda).
4 – Cópia do CPF.
5 – Cópia da identidade
6 – Cópia do comprovante de residência.
7 – Cópia da folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico), solicitado no CRAS da região.
8 – Se aposentado, cópia do extrato bancário do valor total da aposentadoria, sem empréstimos e outros descontos.
9 – No caso de ser portador (a) de neoplasia maligna ou do HIV, apresentar também laudo médico atualizado em no máximo 30 (trinta) dias.
10 – Cópia da certidão de casamento atualizada pelo prazo máximo de 90 dias.
11 – Demais observações: a) renda per capita de ½ (meio) salário mínimo; b) aposentado ou pensionista com até 01 (um salário mínimo); c) possuir 01 (um) imóvel com até 49m² e residir nele.

 

IMPORTANTE: Toda documentação deve ser enviada digitalizada, em formato PDF, para o e-mail: iptu2021isencao@gmail.com, até a data limite de 31 de maio de 2021. Mais informações pelo telefone (31) 3251-6118 (Departamento de Tributos e Arrecadações da Prefeitura), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 
 

Compartilhar a notícia

Veja também
bombeira.jpg
GERAL

Bombeira de 31 anos morre durante combate a incêndio florestal

Marizelli Armelinda Dias foi atingida por uma árvore e por fios de alta tensão

Adolescente morre após mal súbito durante partida de futebol em Pouso Alegre
GERAL

Adolescente morre após mal súbito durante partida de futebol em Pouso Alegre

Vitor Anastácio, de 17 anos, teve crise convulsiva e parada cardiorrespiratória em quadra; ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu

luzes parque
GERAL

Acendimento das luzes natalinas no Parque Ipanema marca noite festiva no cartão-postal da cidade

Mais de 150 mil lâmpadas de LED estão abrilhantando ainda mais esse ponto da cidade que é tão amado e admirado pelos ipatinguenses

pombo.jpg
GERAL

Radar flagra pombo em 'infração de trânsito' por excesso de velocidade

O radar registrou a ‘infração’, captando a imagem do contraventor de penas