Jovem iraniano de 65 cm conquista título de homem mais baixo do mundo

Afshin superou o recorde anterior do colombiano Edward Niño Hernandez, de 36 anos, que tem 71 centímetros de altura

Por Plox

15/04/2023 14h20 - Atualizado há 12 meses

Afshin Esmaeil Ghaderzadeh, um jovem de 21 anos do Irã, entrou para o Guinness World Records como o homem mais baixo do mundo. Medindo apenas 65,24 centímetros de altura e pesando 6,5 kg, Afshin superou o recorde anterior do colombiano Edward Niño Hernandez, de 36 anos, que tem 71 centímetros de altura.

Nascido em uma aldeia remota no Irã, Afshin enfrentou dificuldades desde cedo devido ao seu tamanho. Seu pai, Esmaeil, explicou que o tratamento contínuo e a fraqueza física do filho foram as principais razões para ele não frequentar a escola e, consequentemente, não passar pelo processo de alfabetização.

Foto: divulgação/ Guinness World Records 

 

Além de não poder estudar, a estatura de Afshin também o impede de trabalhar. Por isso, ele passa a maior parte do tempo no celular ou assistindo a desenhos animados. Apesar de enfrentar dificuldades ao utilizar dispositivos móveis, ele afirma que ainda consegue usá-los.

Afshin também enfrenta desafios para encontrar roupas adequadas ao seu tamanho. Normalmente, as únicas peças que lhe servem são feitas para crianças, então ele recorre a roupas sob medida, preferindo usar ternos.

Apesar das dificuldades financeiras e outras adversidades, Afshin vive uma vida tranquila com seus pais e adora dançar ao som de músicas curdas. Ele espera que o título do Guinness World Records possa ajudá-lo a realizar seu sonho de ajudar sua família. "Embora qualquer coisa de tamanho médio pareça grande ao meu lado, este reconhecimento global pode [ajudar a] realizar meu sonho", diz o jovem.

Destaques