Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Lula visita Emirados Árabes Unidos e fortalece relações comerciais
A visita de Lula aos Emirados Árabes Unidos teve início com uma calorosa recepção no palácio presidencial de Abu Dhabi
15/04/2023 às 20:59por Redação Plox
15/04/2023 às 20:59
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama Janja, estiveram com o presidente dos Emirados Árabes, xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan, em Abu Dhabi, no último sábado (15/4), em uma visita oficial que buscou fortalecer as relações comerciais entre os dois países.
Recepção calorosa e encontro com líderes
A visita de Lula aos Emirados Árabes Unidos teve início com uma calorosa recepção no palácio presidencial de Abu Dhabi, onde o casal presidencial participou de um "iftar" – refeição feita ao pôr do sol durante o Ramadã. A esquadrilha Al Fursan, da Força Aérea dos Emirados Árabes, realizou uma apresentação especial, deixando rastros das cores da bandeira brasileira sobre o palácio.
Durante o encontro, Lula afirmou: “A parceria entre nossos países está amparada em ricas conexões nas mais diversas áreas, traduzida nos números expressivos do nosso comércio, na cooperação em esportes e em inteligência artificial”.
Fortalecimento das relações comerciais
Lula busca renovar e fortalecer a relação com os Emirados Árabes, um dos três principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio, especialmente no campo do agronegócio. A nação árabe é também um dos maiores produtores de petróleo do mundo e já investiu US$ 10 bilhões no Brasil.
Assinatura de memorandos
Diversos memorandos foram assinados durante a visita, reforçando a cooperação entre os dois países em áreas como investimentos, ação climática e educação. Entre eles, destaca-se um memorando de entendimento entre o estado da Bahia e o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, que prevê um investimento de R$ 12 bilhões em dez anos na construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável.
Outro memorando assinado foi o de entendimento entre o governo dos Emirados Árabes e o governo brasileiro sobre ação climática, já que o país sediará a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 2023) em novembro, em Dubai.
Por fim, o embaixador Carlos Sérgio Duarte, secretário do Ministério das Relações Exteriores para África e Oriente Médio, assinou um memorando de cooperação entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática Dr. Anwar Gargash, promovendo a colaboração entre as instituições.
Esta é a segunda visita de Lula aos Emirados Árabes Unidos, a primeira ocorreu em 2003, durante seu primeiro mandato. O governo brasileiro esclareceu que a parada em Abu Dhabi, realizada na volta da viagem à China, ocorreu a convite do governo dos Emirados Árabes Unidos e informou que as despesas foram pagas pelo país.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.