Estradas de terra e promessas em Minas Gerais

Realidade das rodovias sem asfalto

Por Plox

15/04/2024 08h38 - Atualizado há 9 meses

Enquanto projetos de duplicação de rodovias ganham atenção do governo, muitos trechos em Minas Gerais seguem esperando pelo asfalto prometido. Em um extenso trajeto de quase 900 quilômetros, a equipe do Estado de Minas revelou as dificuldades enfrentadas diariamente por moradores que dependem dessas estradas. Caminhoneiros, como Geraldo Francisco Silva, expressam frustração com a constante promessa não cumprida de pavimentação. "É promessa e mais promessa de asfaltar a estrada. Enquanto isso, cai ponte, poeira entope a gente todo. A chuva faz lama e a gente não consegue trabalhar atolado", desabafou Geraldo.

Foto: Reprodução de vídeo

O ministro dos Transportes, Renan Filho, prometeu a duplicação da BR-381 até o fim de maio, mas muitas outras estradas, como a MG-430, continuam sem pavimentação. Segundo dados do DER-MG e do Dnit, 9,5% das rodovias federais e 17% das estaduais em Minas estão em leito natural.

Dificuldades e perigos no caminho

A MG-430, que liga Divinópolis a Pará de Minas, tem 19 de seus 30 quilômetros em leito de terra. Este trecho é crucial para o transporte de argila e outros materiais de construção, mas a falta de asfalto aumenta os riscos e dificuldades para os motoristas. "Aqui é uma buracada. Quando chove, é barro puro. Não tem nem jeito de andar. Na última água que deu, levou a ponte", relatou Geraldo da Silva, apontando para uma ponte de madeira improvisada sobre o Rio São João.

Além dos problemas nas estradas rurais, até trechos próximos à capital, como a MG-030, enfrentam condições precárias. Esta rodovia, que passa por áreas residenciais de alto padrão, se transforma em estrada de terra ao chegar em Rio Acima, onde a falta de manutenção e o mato alto dificultam ainda mais a situação.

esperança na pavimentação

Apesar das dificuldades, há um vislumbre de melhoria com a pavimentação em andamento em alguns trechos, como na MG-252, que está recebendo obras de melhoramento e pavimentação entre Araújos e Santo Antônio do Monte. O DER-MG informou que o investimento nesse trecho é de aproximadamente R$ 6,9 milhões. Essas obras são vitais para a economia local e para a segurança dos usuários das estradas.

O programa Provias do governo de Minas Gerais promete investir R$ 4 bilhões na pavimentação e recuperação de rodovias e pontes. "Até o momento, foram viabilizados R$ 2,3 bilhões para execução das obras e efetivamente pagos R$ 1,1 bilhão pelos serviços realizados", informou o DER.

Embora algumas estradas continuem esperando pelo asfalto, as ações em curso oferecem esperança de que as promessas de campanha eventualmente se transformem em realidade concreta para os moradores e motoristas de Minas Gerais.

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