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Estradas de terra e promessas em Minas Gerais

Realidade das rodovias sem asfalto

15/04/2024 às 11:38 por Redação Plox

Enquanto projetos de duplicação de rodovias ganham atenção do governo, muitos trechos em Minas Gerais seguem esperando pelo asfalto prometido. Em um extenso trajeto de quase 900 quilômetros, a equipe do Estado de Minas revelou as dificuldades enfrentadas diariamente por moradores que dependem dessas estradas. Caminhoneiros, como Geraldo Francisco Silva, expressam frustração com a constante promessa não cumprida de pavimentação. "É promessa e mais promessa de asfaltar a estrada. Enquanto isso, cai ponte, poeira entope a gente todo. A chuva faz lama e a gente não consegue trabalhar atolado", desabafou Geraldo.

Foto: Reprodução de vídeo

O ministro dos Transportes, Renan Filho, prometeu a duplicação da BR-381 até o fim de maio, mas muitas outras estradas, como a MG-430, continuam sem pavimentação. Segundo dados do DER-MG e do Dnit, 9,5% das rodovias federais e 17% das estaduais em Minas estão em leito natural.

Dificuldades e perigos no caminho

A MG-430, que liga Divinópolis a Pará de Minas, tem 19 de seus 30 quilômetros em leito de terra. Este trecho é crucial para o transporte de argila e outros materiais de construção, mas a falta de asfalto aumenta os riscos e dificuldades para os motoristas. "Aqui é uma buracada. Quando chove, é barro puro. Não tem nem jeito de andar. Na última água que deu, levou a ponte", relatou Geraldo da Silva, apontando para uma ponte de madeira improvisada sobre o Rio São João.

Além dos problemas nas estradas rurais, até trechos próximos à capital, como a MG-030, enfrentam condições precárias. Esta rodovia, que passa por áreas residenciais de alto padrão, se transforma em estrada de terra ao chegar em Rio Acima, onde a falta de manutenção e o mato alto dificultam ainda mais a situação.

esperança na pavimentação

Apesar das dificuldades, há um vislumbre de melhoria com a pavimentação em andamento em alguns trechos, como na MG-252, que está recebendo obras de melhoramento e pavimentação entre Araújos e Santo Antônio do Monte. O DER-MG informou que o investimento nesse trecho é de aproximadamente R$ 6,9 milhões. Essas obras são vitais para a economia local e para a segurança dos usuários das estradas.

O programa Provias do governo de Minas Gerais promete investir R$ 4 bilhões na pavimentação e recuperação de rodovias e pontes. "Até o momento, foram viabilizados R$ 2,3 bilhões para execução das obras e efetivamente pagos R$ 1,1 bilhão pelos serviços realizados", informou o DER.

Embora algumas estradas continuem esperando pelo asfalto, as ações em curso oferecem esperança de que as promessas de campanha eventualmente se transformem em realidade concreta para os moradores e motoristas de Minas Gerais.

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