Abono PIS-Pasep começa a ser pago a nascidos em março e abril
Trabalhadores que nasceram entre março e abril já podem sacar o benefício referente ao ano-base de 2023
Por Plox
15/04/2025 11h55 - Atualizado há 13 dias
Nesta terça-feira (15), trabalhadores que nasceram nos meses de março e abril poderão sacar o abono salarial PIS-Pasep 2025, que corresponde ao ano-base de 2023. O valor do benefício pode chegar até um salário-mínimo e ficará disponível para retirada até 29 de dezembro deste ano.

O programa contempla empregados da iniciativa privada, no caso do PIS, e servidores públicos, quando se trata do Pasep. Para ter acesso ao valor, é necessário que o trabalhador tenha atuado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2023 e tenha recebido até dois salários-mínimos mensais no período.
Conforme o Ministério do Trabalho, o calendário de pagamentos segue o modelo unificado adotado em 2024. Com isso, tanto trabalhadores do setor público quanto da iniciativa privada recebem conforme o mês de nascimento. Em março, por exemplo, o pagamento foi realizado para os nascidos em fevereiro.
Para este ano, o governo federal disponibilizou um montante de R$ 30,7 bilhões, destinados a cerca de 25,8 milhões de beneficiários em todo o país. As informações sobre valores, datas e o banco responsável pelo depósito — inclusive de anos anteriores — podem ser consultadas através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.
O cronograma de pagamento segue até agosto, abrangendo todos os meses de nascimento. Os trabalhadores nascidos em maio e junho receberão a partir de 15 de maio; os nascidos em julho e agosto, a partir de 16 de junho; já os aniversariantes de setembro e outubro terão acesso ao benefício a partir de 15 de julho. Por fim, os nascidos em novembro e dezembro poderão sacar o valor a partir de 15 de agosto.
Em 2025, serão liberados R$ 30,7 bilhões em benefícios para mais de 25 milhões de trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho
A recomendação é que os beneficiários verifiquem seus dados cadastrais com antecedência para evitar qualquer imprevisto no recebimento do abono.