Extra

Cruz da primeira missa do Brasil inicia peregrinação em São Paulo

Peça histórica, vinda do Museu da Sé de Braga, em Portugal, passa por cidades brasileiras até o fim de abril em celebrações dos 525 anos da primeira missa no país.

15/04/2025 às 12:58 por Redação Plox

A cruz usada na primeira missa celebrada em solo brasileiro, no distante 26 de abril de 1500, desembarcou em São Paulo na noite desta segunda-feira (14). A peça histórica foi trazida diretamente do Museu da Sé de Braga, em Portugal, especialmente para uma série de celebrações que marcam a Semana Santa e os 525 anos do evento religioso que deu início ao catolicismo no país.


Imagem Foto: Reprodução

A primeira cerimônia oficial com a cruz original em território nacional acontece nesta terça-feira (15), ao meio-dia, na Catedral da Sé, com uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Esta será a abertura de uma intensa agenda de peregrinações que se estenderá até o dia 27 de abril, data em que o objeto retorna para Portugal.


Imagem Foto: Reprodução

Antes de chegar ao Brasil, a cruz passou por algumas das cidades mais emblemáticas de Portugal, incluindo Braga, Fátima, Cascais e Lisboa, em uma preparação simbólica para a jornada que agora se desenvolve em solo brasileiro. Aqui, o roteiro inclui visitas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará e ao Distrito Federal, promovendo momentos de fé e reflexão por onde passa.


O evento, batizado de "Brasil com Fé - Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz", é uma iniciativa do Movimento Brasil com Fé, do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e do Instituto Redemptor.


A cruz original transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. Neste Ano Jubilar, marcado pela esperança e desejo de renovação, a peregrinação desta cruz une passado e presente, reforçando valores de fraternidade e celebrando a rica diversidade cultural e espiritual", destacou a organização do evento em nota oficial.

A peregrinação da cruz promete reunir fiéis em diversas regiões do Brasil, reforçando os laços culturais e espirituais entre o país e sua história religiosa com Portugal. O momento é visto não apenas como um ato de fé, mas também como uma oportunidade de promover o diálogo entre instituições e comunidades em torno de valores cristãos e de união.


Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a