Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Deputado Glauber Braga chega a 139 horas em greve de fome e preocupa equipe médica

Parlamentar permanece no plenário 5 da Câmara após votação pela cassação de seu mandato e já apresenta sinais de fraqueza

15/04/2025 às 11:32 por Redação Plox

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) atingiu, nesta segunda-feira (14), a marca de 139 horas em greve de fome, completando quase seis dias sem se alimentar. O ato de protesto, iniciado na quarta-feira (9), logo após a votação do Conselho de Ética da Câmara que aprovou a cassação de seu mandato, tem causado crescente preocupação à equipe médica que acompanha sua condição.


Imagem Foto: PSOL na Câmara/Divulg

Desde o início da manifestação, Glauber mantém-se acampado no plenário 5 da Câmara dos Deputados, mesmo local onde foi decidido o parecer contra ele. Com o avanço do jejum, sinais de fraqueza começaram a ser identificados, levando os profissionais de saúde a limitarem o número de visitas ao parlamentar. "A preocupação com as condições de saúde do parlamentar aumenta a cada hora", alertou uma nota divulgada pela equipe do deputado.


Ao longo dos últimos dias, várias figuras do governo federal se deslocaram até o plenário para prestar apoio a Glauber. Entre elas estão os ministros Gleisi Hoffmann, Sidônio Palmeira, Cida Gonçalves, Macaé Evaristo, Rui Costa e Márcio Macêdo. Nesta segunda-feira, o defensor público-geral federal Leonardo Magalhães também visitou o deputado, a quem o presidente Lula indicou para o cargo de defensor público-geral.


Apesar da mobilização, a orientação da equipe médica é de evitar situações que possam comprometer ainda mais a saúde de Glauber. Em um gesto de solidariedade, apoiadores chegaram a organizar uma roda de samba na entrada do Anexo II da Câmara, próxima ao plenário 5, mas o deputado foi impedido de participar. $&&$"Por orientações médicas, Glauber não irá ao local, mas pode ouvir de dentro do plenário o som que está sendo feito em solidariedade ao seu mandato"$, informou sua assessoria.

Nos bastidores, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada do PT, tenta intermediar um acordo que possa levar ao fim da greve. Há receio de que Glauber fique isolado nos próximos dias, já que a Câmara não realizará sessões presenciais até pelo menos o dia 22 de abril.


Aliados do deputado enxergam na decisão do Conselho de Ética uma retaliação política orquestrada por Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, com quem Glauber teve embates públicos e reiteradas divergências. O parlamentar acusa Lira de comandar o orçamento secreto para favorecer aliados.


A bancada do PSOL defende que a punição aplicada ao parlamentar é desproporcional, especialmente diante de outros casos em tramitação, como o de Chiquinho Brazão, acusado de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco. Glauber responde a um processo por agressão a um militante do MBL em 2023, o que, segundo seus apoiadores, não justificaria uma cassação, sendo um caso sem precedentes na história da Casa Legislativa.


Compartilhar a notícia

para você
emprego
EMPREGO

Ticket abre 75 vagas de emprego na área de tecnologia

Marca de benefícios da Edenred Brasil busca profissionais para atuar na área de tecnologia

Inscrições abertas para bolsas de até 100% na PUC Minas
EDUCAçãO

Inscrições abertas para bolsas de até 100% na PUC Minas

Universidade oferece vagas em cursos de licenciatura com descontos integrais e parciais; prazo termina em 15 de junho

Foto: Staff Images/ Cruzeiro
ESPORTES

Média de 28 mil torcedores acompanha Cruzeiro, apesar de múltiplos estádios no Brasileirão

O time celeste jogou em quatro estádios diferentes, destacando-se o embate contra o Fluminense no Mineirão, com público de 51.846.

Foto: Reprodução internet
EMPREGO

Cemig abre processo seletivo para Programa de Aprendizagem

As inscrições estarão abertas até o dia 12 de outubro e serão 100 vagas distribuídas em cinco cidades