Pesquisa Gerp aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula na corrida de 2026
Levantamento nacional com 2 mil entrevistados indica Flávio Bolsonaro com 42% e Lula com 41% em simulação de segundo turno, dentro da margem de erro
Uma corrente de solidariedade reacendeu a esperança da família de Enzo Veiga Guimarães, um menino de apenas 4 anos, morador de Nepomuceno, no Sul de Minas Gerais. Após semanas de intensa mobilização em busca de doadores, a família recebeu uma notícia transformadora: dois doadores de medula óssea 100% compatíveis foram localizados para ajudar Enzo na luta contra uma doença raríssima.
Foto: Reprodução Diagnosticado com deficiência de purina-nucleosídeo fosforilase, uma condição genética que compromete o sistema imunológico e causa problemas neurológicos, Enzo enfrenta uma batalha pela vida desde muito cedo. A mesma doença já havia tirado a vida de sua irmã, Antonella, com apenas 1 ano e 8 meses, no ano passado. O luto mal pôde ser vivido, pois logo em seguida, veio a confirmação do diagnóstico em Enzo.
Apesar da dor, a família não desistiu. Em meio às dificuldades, mobilizou uma campanha que se espalhou por Minas Gerais e sensibilizou milhares de pessoas. O esforço valeu a pena. “É de chorar”, afirmou emocionado o pai do menino, Marcelo Veiga, ao contar que os dois doadores compatíveis foram confirmados. Como nenhum familiar podia fazer a doação, encontrar voluntários totalmente compatíveis foi fundamental para que o transplante pudesse acontecer.
“Agradecemos muito a todos que ajudaram. Não sabemos quem são os doadores, de onde são, mas agradecemos muito”
A próxima etapa na jornada de Enzo será no dia 28 de abril, quando ele passará por uma avaliação médica que definirá os próximos passos rumo à cirurgia de transplante de medula. Até lá, a família celebra cada conquista e vive um dia de cada vez, sustentada pela fé e pela solidariedade recebida.
“Temos muita fé em Deus, e a campanha foi um sucesso. As pessoas ajudaram muito. Agora, é viver um dia após o outro até salvarmos a vida do nosso menininho”, afirmou o pai com esperança.
O quadro de saúde de Enzo se agravou após ele apresentar sintomas gripais persistentes. Com o passar dos dias, sua coordenação motora foi afetada e a alimentação passou a ser feita por meio de sonda. Exames genéticos detalhados revelaram o diagnóstico da doença rara.
A única alternativa possível para salvar a vida da criança é o transplante de medula óssea. Segundo os dados disponíveis, há menos de 30 casos registrados no Brasil, enquanto nos Estados Unidos esse número gira em torno de 100. Agora, com os doadores compatíveis, Enzo e sua família têm uma nova chance para reescrever essa história.