Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Governo Trump avalia possível sanção contra Alexandre de Moraes

Quatro setores do alto escalão norte-americano vão emitir pareceres antes da decisão final do presidente

15/04/2025 às 14:02 por Redação Plox

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, iniciou uma análise sobre a possibilidade de aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida, de cunho diplomático e com potencial impacto nas relações entre os dois países, dependerá da avaliação de quatro setores estratégicos da administração norte-americana.


Imagem Foto: STF

A iniciativa surgiu após críticas públicas feitas por Jason Miller, ex-conselheiro de Trump, que classificou Moraes como “a maior ameaça à democracia no hemisfério ocidental”. Essa declaração provocou uma reação imediata dentro do governo americano, levando ao início de um processo formal de avaliação sobre a conduta do ministro brasileiro.


O Departamento de Estado, comandado por Marco Rubio, será o primeiro a se manifestar. Rubio, que já criticou no passado o bloqueio da rede social X (antigo Twitter) determinado por Moraes, considerou tal decisão uma tentativa de enfraquecer as liberdades fundamentais no Brasil. Além do Departamento de Estado, o Conselho de Segurança Nacional, atualmente sob responsabilidade do coronel Mike Waltz, também deverá apresentar um parecer. Waltz é conhecido por seu posicionamento rígido em relação a países próximos da China, como é o caso do Brasil sob o atual governo.


Outras duas instituições envolvidas são o Departamento do Tesouro, acionado devido à possibilidade de aplicação de bloqueios financeiros como forma de sanção, e o Conselho da Casa Branca, encarregado de fornecer respaldo jurídico à presidência norte-americana. Somente após a manifestação desses quatro órgãos é que Donald Trump tomará uma decisão final sobre a imposição ou não de sanções ao ministro do STF.


Segundo o colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles, o governo norte-americano chegou a consultar recentemente o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo, buscando informações mais detalhadas sobre o histórico e as ações de Moraes.
“Maior ameaça à democracia no hemisfério ocidental”, afirmou Jason Miller sobre Alexandre de Moraes

. A movimentação evidencia o grau de atenção que o tema passou a receber no cenário internacional, especialmente no contexto das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.

Compartilhar a notícia

Para você
Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria
POLíTICA

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria

Ministro justificou que é saúde pública e impactos sociais em seu último dia no Supremo; julgamento ainda aguarda decisão majoritária dos ministros

Acidente de ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Acidente de ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Colisão com rochas e barranco provocou tragédia entre Paranatama e Saloá; resgates mobilizam equipes e governo da Bahia oferece apoio

Anvisa corre para importar antídoto contra metanol após surtos de intoxicação
SAúDE

Anvisa corre para importar antídoto contra metanol após surtos de intoxicação

Após aumento de casos relacionados a bebidas adulteradas, agência busca Fomepizol fora do país para conter emergências de saúde

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito
ECONOMIA

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito

Pagamento adicional beneficia mais de 1,6 milhão de trabalhadores excluídos do calendário regular por atraso de informações dos empregadores, com saques disponíveis até dezembro de 2025.