Semana da Enfermagem enriquece conhecimentos em Hospital de Ipatinga

Por Plox

15/05/2019 07h54 - Atualizado há quase 5 anos

A manhã desta terça-feira (14) começou com atualização de informações para os profissionais da saúde do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga, como parte da Semana da Enfermagem, promovida pela Prefeitura e aberta na última segunda (13). A primeira palestra dirigida a enfermeiros e técnicos da unidade hospitalar abordou os conhecimentos e a prática profissional de fisioterapeutas. 

O professor e supervisor de estágio no HMEM pelo Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste-MG), Ruiter Faria, destacou a importância da mobilização segura de pacientes acamados para que não desenvolvam complicações, como fraqueza muscular, hipotrofia e síndrome do imobilismo.

DivulgaçãoNardyello-abre-a-Semana-da-Enfermagem

“A nossa busca é por uma prática profissional que assegure uma assistência que gere qualidade de vida ao paciente, diminuindo seu tempo de internação, minimizando custos para os sistemas de saúde e preservando, também, a saúde daquele que cuida, seja o profissional ou o familiar”, enfatizou.  

Acerca do tema, Suraiha Charaf, técnica de Enfermagem no Hospital Municipal há 15 anos, relembrou o caso de um paciente que chegou ao Hospital Municipal totalmente imóvel, paralisado. “Foi com os exercícios, no leito, de tonificação muscular e mobilização, que ao receber alta ele saiu andando”, comemorou. “A iniciativa da Semana de Enfermagem contribui, e muito, para a nossa atualização, troca de experiências, assim como a valorização da atuação do nosso colega de outra profissão. Tirar um tempo dentro do ambiente de trabalho para aprender é motivador e nos impulsiona a trabalhar de forma mais humana, percebendo todas as demandas do paciente”, salientou. 

Ainda na manhã desta terça, os enfermeiros que passaram pela sala de treinamentos do HMEM tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de Acunpuntura Auricular sem agulha. Por meio da técnica chinesa, mais de 30 profissionais realizaram uma estimulação de pontos na orelha visando proporcionar equilíbrio ao organismo. 

Programação
De 15 a 20 de maio, outras atividades serão realizadas no HMEM, como minicursos, roda de conversa e palestras, enfatizando “Os desafios da enfermagem para a prática com equidade”. 
  
Abertura da Semana
Na segunda-feira (13), o prefeito Nardyello Rocha realizou a abertura oficial da Semana da Enfermagem durante um culto ecumênico realizado no auditório do HMEM. Acompanhado da secretária de Saúde, Érica Dias, ele falou aos profissionais sobre os avanços na área, como o mais recente deles, a conquista de recursos de R$ 3 milhões para viabilização de cirurgias e consultas oftalmológicas que beneficiarão cerca de 4.000 munícipes que aguardam há anos numa lenta fila de espera.  
 

Destaques