Começam hoje as novas regras do WhatsApp; veja as novidades

Veja o que acontece caso você decida não aceitar as mudanças

Por Plox

15/05/2021 12h15 - Atualizado há quase 3 anos

Começou neste sábado (15) as novas regras de uso do WhatsApp. O aplicativo de mensagem com maior aplicação no mundo terá algumas informações compartilhadas com o grupo de aplicativos do Facebook. Quem recusar a nova política de privacidade pode ficar sem algumas funções do aplicativo depois de 90 dias.

O WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo, ele está operando em 109 países, sendo o aplicativo de mensagens mais utilizado. Em 2014 o Facebook comprou o WhatsApp, e desde então vem realizando algumas alterações no aplicativo.

A mais nova mudança é política de privacidade que será alterada a partir de hoje e desde janeiro o app vem avisando os usuários sobre a novidade. Inicialmente, as mudanças passariam a valer em fevereiro, mas devido a uma repercussão negativa, a empresa decidiu adiar a vigência para que todos tivessem mais tempo de entender a política.

Os avisos informando sobre a mudança vinha junto com uma pergunta para o usuário se ele autoriza ou não a nova política de privacidade. Quem não autorizou não terá a conta apagada e poderá seguir usando o app normalmente por pelo menos 90 dias a partir de 15 de maio.

A empresa combinou esse prazo com as autoridades brasileiras, que investigam se as mudanças estão em desacordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Foto: Reprodução

 

Na sexta-feira (7), o WhatsApp informou que os usuários do aplicativo veriam com mais frequência um lembrete para dar o aval, e com o passar das semanas, as pessoas deixariam de ter algumas funcionalidades como o acesso à página de conversas.

A partir de agora, dados que são gerados em interação, como lojas que atendem pelo WhatsApp, poderão ser usados para divulgar anúncios no Facebook e Instagram.

Parceiros do Facebook poderão armazenar, gerenciar e processar dados do WhatsApp que são obtidos por meio das conversas com as contas comerciais.

Após um período, que não foi detalhado pela empresa, o aplicativo irá mandar avisos com mais frequência para o usuário decidir se aceita ou não o compartilhamento de informações com o Facebook.

Caso a pessoa recuse, ela deixará de ter acesso a algumas funcionalidade:

Você não conseguirá acessar sua lista de chat
Poderá receber chamadas de voz e vídeo
Se tiver notificações ativadas, poderá tocar sobre elas e responder mensagens
O mesmo se aplica a chamadas de voz ou vídeo perdida
Você não conseguirá receber chamadas ou notificações
WhatsApp vai parar de enviar chamadas e mensagens para seu telefone
 

Destaques