Brasil

lazer

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    O Antigos do Vale está de volta

    Exposição de veículos volta a colorir a cidade amanhã, de 8 às 13h, no Parque Ipanema

    Por Plox

    15/05/2021 14h45 - Atualizado há quase 3 anos

    O Antigos do Vale, clube de antigomobilismo do Vale do Aço, retoma suas atividades amanhã (16), às 8h, no Parque Ipanema, em Ipatinga-MG com a exposição de veículos que vai até às 13h. Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 serão respeitados, como o uso de máscara e o distanciamento social, segundo informação do vistoriador de carros antigos, Alain Ornelas,  que é presidente do Antigos do Vale e diretor da Associação Mineira de Antigomobilismo – Regional Vale do Aço.

    Alain Ornelas conta que o evento prestigia, não só expositores dos veículos, mas pessoas que utilizam seus fuscas no dia a dia para o trabalho e afazeres rotineiros, que comparecem ao evento e o público em geral. “A ideia vai além de mostrar os veículos impecáveis, mas a paixão pelos carros que motiva o cuidado com os automóveis”.  Alain observa que todo colecionista ama expor seu carro antigo. “Para os antigomobilistas, voltar à cena é algo a ser comemorado”.

    Desde o início da pandemia, o Clube,  formado por aproximadamente 200 membros, estava com as suas atividades presenciais suspensas. “Agora, voltamos a colorir a cidade, mas observando as limitações impostas  pela crise sanitária, sem abraços, por enquanto”, comenta Alain, acrescentando que o hiato de quase dois anos dos encontros presenciais estimulou as interações permanentes do grupo via internet, “com a troca de informações sobre peças para os veículos e outros assuntos relacionados à cultura do antigomobilismo”.

    Alain e amigos do Clube dos Antigos Vale do Aço

     

    Alain observa que, em função da crise pandêmica que impacta o mundo, alguns participantes do Clube precisaram dispor do seu carro antigo, “mas não perderam o amor pelo colecionismo, e a busca por um “novo antigo” é incessante. Em 2020, precisei me desfazer do meu Fusca 77, mas consegui adquirir um Uno 1991 que este ano tornou-se também um veículo de coleção”.

     

    HISTÓRIAS

    Antônio Alves da Silva, proprietário do Volkswagen Fuscão 1972, conta que está feliz pela retomada das atividades do Clube. Pelo evento no Parque, ele vai desfilar o seu antigo que acabou de ser restaurado. “O veículo estava com a pintura desgastada e precisava de um reparo geral. Consegui realizar esse grande sonho”, comemora o fusqueiro.

    Antônio Alves e seu Fuscão 72. A imagem, do fotógrafo e publicitário Eduardo Galetto, compõe a edição deste ano do Fuscalendário, calendário que traz em cada página a ilustração de um fusca de estimação fotografado junto do seu proprietário. Foto: Eduardo Galetto

     

    Zeugma Luma, proprietária do Fusca 75,  conta que seu veículo foi comprado por seu avô Diquim. “Ele tirou esse Fusca zero da concessionária e ficou com ele por dez anos. Um dia, meu avô falou em vender o automóvel. Então meu pai, pelo valor estimativo do veículo, comprou o Fusca e ficou com ele por 27 anos, até que comprou um outro carro e passou o Fusca pra mim em dezembro de 2013. Meu pai sabia do meu amor por esse antigo. Recentemente, adquiri um veículo novo e, mantendo o que se tornou tradição, repassei o Fusca para meu filho Matheus que também é apaixonado pelo Fuscão.

    Zeugma Luna e o fusca que ajuda a contar história de várias gerações - Foto: Eduardo Galetto

     

    Reubly Oliveira é dono de um Fusca Rat Look, “estilo que imprime aspecto de veículo abandonado, largado ao tempo”, conforme explica o fusqueiro, que assina todo o trabalho de  personalização do seu antigo inspirado em movimentos culturais e de contracultura surgidos nos Estados Unidos. “Mais que um estilo, modificar um veículo a partir da adaptação de acessórios sucateados, reciclados, criar um visual largado, é validar a identidade do veículo como único pela improvisação e revelar um pouco do modo de vida do proprietário”, frisa Reubly, acrescentando que seu veículo ainda vai ganhar mais acessórios. “Esse projeto deve ficar pronto até o fim deste ano, quando pretendo buscar espaços culturais para exibir meu Fuscão 79, apelidado como Fafá, por causa das lanternas traseiras bem grandes”.

    Reubly Oliveira assina todo o trabalho de  personalização do seu antigo inspirado em movimentos culturais é dono de um Fusca Rat Look – Foto: Eduardo Galetto

     

    SERVIÇO

    Exposição de Carros Antigos de Ipatinga. Amanhã (16), de 8 às 13h, no Parque Ipanema – avenida Roberto Burle Marx, Veneza I. Paralelamente à exibição dos automóveis, serão realizadas atividades de arrecadação de agasalhos e produtos de limpeza que serão doados a pessoas em vulnerabilidade social da região.

    .

     

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]