Bombeiros do 11º Batalhão de Ipatinga participam de treinamento para rompimento de barragem

A ação foi efetuada em parceria com os bombeiros de Itabira e contou com vários órgãos

Por Plox

15/05/2022 08h37 - Atualizado há quase 2 anos

Neste sábado (14), sob o comando do tenente-coronel Nunes, comandante do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Ipatinga-MG, militares lotados na cidade e de Itabira-MG participaram de um Simulado de Evacuação de Emergência em Risco de Rompimento de Barragens da região Itabira-norte, nas cidade de Itabira e Santa Maria de Itabira.

Foto: divulgação/ Corpo de Bombeiros

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o evento foi realizado pela empresa Vale e contou com participantes de diversos órgãos como Defesas Civis municipais, Polícia Militar, Ministério Público Estadual-MG, Transita e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além dos bombeiros.

Foto: divulgação/ Corpo de Bombeiros

 

O objetivo foi treinar e capacitar a população inserida na área de risco a identificar as rotas de fuga e pontos de encontro em um eventual desastre. A área abrangida pelo simulado tem uma população estimada em 805 pessoas e por isso a importância do evento.

Através do exercício simulado, foi possível cronometrar o tempo de deslocamento das pessoas até os locais seguros, bem como o tempo de resposta das equipes de emergência. Ao todo, foram 27 bombeiros que participaram do simulado.

Foto: divulgação/ Corpo de Bombeiros

 

Às 15h, as sirenes de emergência soaram e as pessoas caminharam até um dos pontos de encontro previamente identificados. Ao todo, 194 pessoas aderiram e se deslocaram ao ponto de encontro. Lá, foram recepcionadas por bombeiros e profissionais da empresa, onde puderam relatar como foi a experiência e sugerir melhorias.
 

Destaques