Campanha de vacinação contra gripe é ampliada para toda a população acima de 6 meses
A decisão do Ministério da Saúde visa aumentar a cobertura vacinal antes do inverno, período em que as infecções respiratórias tendem a se intensificar.
Por Plox
15/05/2023 11h06 - Atualizado há mais de 1 ano
A partir desta segunda-feira, 15 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população brasileira com idade superior a seis meses. Anteriormente, a vacina era disponibilizada apenas para grupos prioritários, como idosos, crianças menores de seis anos e profissionais da saúde, entre outros. A decisão do Ministério da Saúde visa aumentar a cobertura vacinal antes do inverno, período em que as infecções respiratórias tendem a se intensificar.
Segundo o Ministério da Saúde, a mudança ocorreu após solicitação de estados e municípios, que poderão usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, respeitando as realidades regionais. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas em todo o país. A meta é vacinar 90% da população.
Vacinação contra a gripe: por que é importante?
A imunização é fundamental para reduzir a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos. A vacinação previne hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no Brasil.
Emergência em saúde pública no Amapá
No último sábado (13), o governo do Amapá decretou emergência em saúde pública devido ao aumento de mais de 108% nas internações de crianças com síndromes gripais entre janeiro e maio deste ano. A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente, localizado na capital Macapá, levou à adaptação de salas administrativas para criação de 32 novos leitos clínicos e ao aumento do número de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, de 20 para 24.
Dados da Secretaria de Saúde do Amapá apontam que, até o fim da semana passada, a rede hospitalar pública e privada registrou mais de 190 casos de internação por síndrome gripal. Destes, 109 ocorreram no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto Atendimento Infantil. A maioria dos pacientes tem entre 7 meses e 4 anos de idade. Do total de internações, 29 crianças estavam entubadas.