Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Justiça autoriza homem com sequelas de acidente e depressão a cultivar cannabis para uso medicinal em Minas Gerais
O paciente alega que o uso do óleo extraído da planta alivia suas dores crônicas, ansiedade generalizada e depressão, melhorando seu bem-estar e disposição
15/05/2023 às 20:42por Redação Plox
15/05/2023 às 20:42
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um homem que sofreu um grave acidente de moto em 2013, com lesões que afetam sua saúde física e mental, obteve autorização preliminar da Justiça para cultivar cannabis sativa para fins medicinais. O paciente alega que o uso do óleo extraído da planta alivia suas dores crônicas, ansiedade generalizada e depressão, melhorando seu bem-estar e disposição, de modo diferente do tratamento convencional.
Foto: Pixabay
Decisão liminar e fundamentação
A decisão liminar, concedida pelo desembargador Henrique Abi-Ackel Torres, da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, se baseia em um habeas corpus preventivo. O caso ainda será apreciado pela turma para julgamento de mérito. Na fundamentação, o magistrado ressaltou a aplicabilidade imediata do direito à saúde e a necessidade de analisar a questão não apenas pela lei, mas também pela Constituição da República, que tem como fundamento básico a dignidade humana, e pelos direitos fundamentais à saúde, liberdade e integridade física em jogo.
Importação e cultivo doméstico
O homem possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar o medicamento à base de cannabis, mas não tem condições financeiras para arcar com o custo da importação ou adquirir as opções nacionais. Por isso, pediu permissão para plantar a cannabis sativa. O desembargador concedeu a ordem para o cultivo doméstico com finalidade terapêutica, entendendo que o paciente precisa do tratamento para ter uma boa qualidade de vida.
Certificado e processo em segredo de justiça
Além da liminar, o paciente apresentou um certificado da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa que o habilita a realizar o plantio da erva na quantidade necessária e fazer a extração do óleo de maneira artesanal. O processo tramita em segredo de justiça.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.