Saiba quem é Magda Chambriard, cotada para assumir presidência da Petrobras
Ministério de Minas e Energia anuncia mudança na liderança da estatal após polêmicas na gestão de Prates
Por Plox
15/05/2024 08h50 - Atualizado há 11 meses
Na noite de terça-feira (14), o Ministério de Minas e Energia confirmou a indicação de Magda Chambriard para a presidência da Petrobras, após a demissão de Jean Paul Prates. A decisão foi comunicada aos investidores da estatal em um comunicado oficial.
Jean Paul Prates, que assumiu a presidência da Petrobras em janeiro de 2023, durante o terceiro mandato de Lula, teve sua gestão marcada por controvérsias relacionadas ao pagamento de dividendos extras aos acionistas. O mandato de Prates foi encerrado antecipadamente, conforme anunciado pelo mercado.

Magda Chambriard, engenheira civil formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1979, tem uma extensa carreira no setor energético. Mestre em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (Coppe), Chambriard ingressou na Petrobras em 1980 e trabalhou na estatal por mais de 22 anos. Entre 2012 e 2016, ela foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer.
Durante sua gestão na ANP, Chambriard esteve à frente de importantes leilões para a licitação de exploração de petróleo e gás natural, como a 13ª rodada de licitações em 2015, onde foram ofertados mais de 200 blocos em 12 estados brasileiros. Na época, ela destacou que os investimentos poderiam contribuir para a redução das desigualdades regionais no país. "O que nós construímos até aqui marca nosso país como um dos ambientes regulatórios mais confiáveis e estáveis do setor petróleo, o que para nós é um bom indicativo aos investidores que acreditarem no nosso país", declarou.
Além de sua atuação na ANP, Chambriard foi membro do Conselho de Administração do Pré-Sal e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e atuou como consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas entre 2017 e 2023. Atualmente, ela é diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e sócia da Chambriard Engenharia e Energia.
A nomeação de Magda Chambriard para a presidência da Petrobras ocorre em um momento crítico para a estatal, que busca recuperar a confiança dos investidores e estabilizar sua gestão após as polêmicas recentes.