Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Agente da PF admite plano para prender e matar Moraes, Lula e Alckmin

Em áudios revelados pela PF, Wladimir Soares detalha conspiração golpista que mirava ministros e líderes políticos após as eleições de 2022

15/05/2025 às 21:00 por Redação Plox

Novos áudios divulgados nesta quinta-feira (15) pela Polícia Federal escancararam a gravidade de um plano golpista que vinha sendo articulado desde o fim das eleições de 2022. Os registros mostram o agente federal Wladimir Soares falando abertamente sobre sua disposição de prender e matar autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.


Imagem Foto: STF

A investigação, conduzida pela operação Contragolpe, da própria PF, localizou os áudios no celular de Soares. Ele foi preso em novembro de 2023, apontado como uma das peças-chave de uma conspiração armada contra a democracia. Nos áudios enviados ao Supremo Tribunal Federal e revelados pelo portal G1, Soares fala sem qualquer filtro sobre os planos violentos.


“Não ia estar nem aí. A gente ia com muita vontade, empurrar meio mundo de gente, pô, matar meio mundo de gente”, diz ele, numa gravação que revela o nível de radicalização e violência pretendida.


Um dos alvos centrais da trama era o ministro Alexandre de Moraes. Em um dos trechos mais chocantes dos áudios, Wladimir expressa sua indignação com a decisão de Moraes de impedir, ainda em 2020, a nomeação de Alexandre Ramagem para a chefia da Polícia Federal, nome escolhido pelo então presidente Jair Bolsonaro.


"O Alexandre de Moraes realmente tinha que ter tido a cabeça cortada quando ele impediu o presidente de colocar um diretor da Polícia Federal, o Ramagem", disse Soares.

O relatório da Polícia Federal descreve um plano detalhado. Quatro militares também foram presos por envolvimento na mesma conspiração. De acordo com os investigadores, havia intenção de montar uma ação coordenada em frente à casa do ministro Moraes, em Brasília. Os militares estariam posicionados e aguardando o momento certo para executar o que chamavam de ação de "neutralização".


As gravações também apontam o envolvimento de outros agentes da corporação. Um delegado, cujo nome não foi divulgado, teria se referido ao plano com entusiasmo, chegando a comentar: “Grande Wladimir! Estaremos eu e você na equipe para prender e matar opositores”.


O caso segue sob relatoria do próprio ministro Alexandre de Moraes no STF, e representa um dos episódios mais graves já revelados sobre ameaças reais à estabilidade democrática do Brasil. A investigação ainda está em curso e pode resultar em novos desdobramentos nos próximos dias.


Compartilhar a notícia

Veja também
moraes
POLíTICA

Moraes pede à PGR análise de pedido de suspensão da posse de Nikolas Ferreira e outros 10 deputados

Parlamentares são suspeitos de envolvimento no ataque aos Três Poderes no dia 8 de janeiro

Protestos 'Reaja Brasil' reúnem conservadores no dia 3 de agosto
POLíTICA

Protestos 'Reaja Brasil' reúnem conservadores no dia 3 de agosto

Atos contra Lula, STF e PGR ocorrerão em pelo menos 17 cidades brasileiras

Pacheco recusa ministério de Lula e irrita aliados
POLíTICA

Pacheco recusa ministério de Lula e irrita aliados

Senador mineiro rejeita cargo no governo e trava reforma ministerial, frustrando partidos da base

Senador mineiro Carlos Viana é eleito presidente da CPMI do INSS
POLíTICA

Senador mineiro Carlos Viana é eleito presidente da CPMI do INSS

Senador mineiro derrotou Omar Aziz por 17 a 14, indicou Alfredo Gaspar para relatoria e comandará apuração de descontos ilegais em 3,2 milhões de benefícios

para você
PM comemora 250 anos com homenagens em solenidade na sede do 14º Batalhão em Ipatinga
GERAL

PM comemora 250 anos com homenagens em solenidade na sede do 14º Batalhão em Ipatinga

Evento no 14º Batalhão reuniu autoridades e destacou história, modernização e conexão da Polícia Militar com a sociedade mineira

Enem
EDUCAçãO

Pontuação das redações do Enem 2020 já está disponível

Estudantes devem acessar a página do participante no portal do Inep

Dólar sobe com impasse político nos EUA e alívio da inflação no Brasil
ECONOMIA

Dólar sobe com impasse político nos EUA e alívio da inflação no Brasil

A moeda americana iniciou o pregão desta terça-feira (7/10) em alta de 0,46%, cotada a R$ 5,33, em meio à continuidade do 'shutdown' nos EUA e dados positivos sobre a inflação brasileira.

Marilia mendonça
GERAL

Plox em Goiânia visita cemitério onde Marília Mendonça está sepultada

Fãs visitam o local e ainda prestam homenagens