Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Clarão no céu de Ipatinga e região foi causado por resto de foguete da SpaceX

Fenômeno visto em várias regiões de Minas foi provocado por estágio de foguete lançado há 11 anos

15/05/2025 às 17:50 por Redação Plox

Na noite da última quarta-feira (14), um clarão cortou os céus de diversas cidades dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, em Minas Gerais, deixando moradores intrigados. O fenômeno, descrito por testemunhas como uma “bola de fogo”, foi registrado em vídeos que rapidamente viralizaram nas redes sociais.


Já nesta quinta-feira (15), a BRAMON — Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros — divulgou que o fenômeno foi provocado pela reentrada do segundo estágio de um foguete Falcon 9, lançado pela SpaceX em 5 de agosto de 2014, ou seja, há 11 anos.


Imagem Foto: Reprodução/Redes Sociais

As imagens capturadas em diferentes pontos do estado mostraram um rastro luminoso cruzando o céu de forma intensa. Entre as cidades que relataram o fenômeno estão Ipatinga, Inhapim, Jequitinhonha, Montes Claros, Capelinha, Araçuaí, Bocaiúva, Santa Maria do Suaçuí, Almenara, Janaúba, Pedra Azul, Lontra, Palmópolis, Rubim, Ponto dos Volantes e Turmalina.


Em Jequitinhonha, além da visão do objeto, moradores relataram ter ouvido um estrondo. De acordo com Marcelo Zurita, diretor técnico da BRAMON, isso indica que a reentrada foi percebida a uma altitude mais baixa na fase final do trajeto: “Provavelmente, quem escutou esse barulho estava próximo da região final da trajetória final desse objeto”, explicou.


Imagem Foto: Reprodução/Redes Sociais

A entidade informou que teve acesso a vários vídeos e, a partir das análises, identificou o objeto como sendo o corpo do foguete Falcon 9 da SpaceX. Os cálculos foram confirmados por especialistas internacionais como Jonathan McDowell, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, e Joseph Rémy, astrofísico e cientista de dados.


O Falcon 9 passou anos em órbita e, como outros objetos espaciais, acabou reentrando na atmosfera terrestre. Apesar do impacto visual, não houve risco à população. “Provavelmente, se houveram destroços desse objeto, caíram no mar. Geralmente, partes mais resistentes sobrevivem à reentrada, mas não oferecem risco em solo”, destacou Zurita.


Imagem Foto: Reprodução/Redes Sociais

O fenômeno reacende o debate sobre o lixo espacial. Com o aumento do número de lançamentos, eventos como este se tornam cada vez mais comuns. Segundo a BRAMON, já são mais de 7.500 satélites da Starlink em órbita, e muitos deles devem reentrar na atmosfera nos próximos anos. “Estamos vendo uma quantidade muito grande de reentradas de satélites e foguetes, e isso tende a crescer”, alertou Zurita.

Embora não ofereça perigo direto, a presença constante de objetos espaciais em reentrada reforça a necessidade de monitoramento constante e de políticas para controle do lixo espacial, que se torna uma preocupação crescente à medida que a exploração espacial avança.


Compartilhar a notícia

Veja também
1_Leilão_PMT_veículos.jpg
GERAL

Prefeitura de Timóteo promove leilão de bens

São 31 lotes que incluem veículos leves e pesados, entre outros; lances podem ser dados pela internet

BR-116 tem novos preços de pedágio no Leste de Minas; veja os valores
GERAL

BR-116 tem novos preços de pedágio no Leste de Minas; veja os valores

Motoristas enfrentam novos valores nas praças de São João do Manhuaçu, Santa Bárbara do Leste e Inhapim; reajustes variam até 4,04%

Quadrilha desvia R$ 541 milhões em maior ataque hacker da história do Brasil
GERAL

Quadrilha desvia R$ 541 milhões em maior ataque hacker da história do Brasil

Golpistas usaram sistema Pix para enviar valores a 29 instituições; seis empresas estão suspensas e apenas um suspeito foi preso

CNH
GERAL

Projeto de Lei Propõe Alterações na Carteira de Habilitação para Incluir Veículos Automáticos

Proposta visa adequar os exames de direção à evolução tecnológica dos veículos e aguarda avaliação no Senado

para você
 Foto: Reprodução/Instagram/@pedrogui
ESPORTES

Jovem talento do Piauí homenageia atacante do Atlético 'Hulk' com obra de arte

É celebrado em quadro pintado por artista mirim de 12 anos

Justiça condena empresa por morte de menor em atividade proibida
EMPREGO

Justiça condena empresa por morte de menor em atividade proibida

Adolescente morreu em acidente enquanto trabalhava ilegalmente; caso é classificado como uma das piores formas de trabalho infantil

Grave acidente na MGC-120 deixa um morto e outro ferido em Santa Maria de Itabira
POLíCIA

Grave acidente na MGC-120 deixa um morto e outro ferido em Santa Maria de Itabira

Colisão entre carreta da Rodocap e caminhão mobiliza equipes de resgate na madrugada desta quinta-feira

LAZER

Turismo de Minas Gerais sustenta aquecimento em 2024, mostra análise da Fecomércio MG

Nos últimos 12 meses, o volume de atividade turística em Minas Gerais mantém desempenho consistente, registrando taxa de 10,5% em julho, também com tendência de desaceleração desde 2023