Falha na via afeta operação do Metrô de BH nesta quinta-feira
Trens circulam com intervalos maiores nesta manhã e normalização é esperada apenas após as 10h
Por Plox
15/05/2025 08h33 - Atualizado há 1 dia
A manhã desta quinta-feira (15) começou com transtornos para quem utiliza o metrô em Belo Horizonte. Uma falha registrada na via comprometeu o funcionamento normal do sistema, resultando em intervalos maiores entre os trens. Segundo a Metrô BH, concessionária responsável pela operação, equipes técnicas já estão atuando para resolver a situação.

De acordo com a empresa, a expectativa é de que o serviço seja normalizado a partir das 10h. Enquanto isso, os usuários devem se preparar para enfrentar atrasos e maior tempo de espera nas plataformas.
Nos dias úteis, os trens costumam operar com intervalo de 7,5 minutos durante os horários de pico, que são das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h. Fora desses períodos, o tempo entre as composições normalmente é de 15 minutos. Já aos sábados, esse mesmo intervalo de 7,5 minutos vale até 8h30, passando para 15 minutos após esse horário. Aos domingos e feriados, os trens circulam com 15 minutos de intervalo durante todo o dia.
Além da falha desta quinta, a população deve se preparar para alterações programadas no serviço devido às obras da Linha 1. A concessionária informou que, entre os dias 17 e 23 de maio, haverá intervenções na rede de alimentação elétrica dos trens, o que impactará os intervalos entre as viagens.
Nos dias 17 e 18, sábado e domingo, o intervalo será de 23 minutos durante todo o dia. Durante esse período, os trens irão circular por apenas uma das vias nas estações Eldorado, Cidade Industrial, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho. Os passageiros devem redobrar a atenção e verificar o sentido das composições antes de embarcar.
Já entre os dias 19 e 23 de maio, de segunda a sexta-feira, o mesmo intervalo de 23 minutos será adotado, mas apenas no período entre 20h e 23h. Após as 20h, os trens passarão por apenas um lado da via nas estações Minas Shopping, São Gabriel e Primeiro de Maio, exigindo também cautela por parte dos usuários quanto à direção dos trens.
A Metrô BH reforça que todas as mudanças têm como objetivo viabilizar as obras com segurança, ao mesmo tempo em que busca minimizar os impactos para a população.