Ipatinga realiza caminhada do Maio Laranja contra abuso infantil

Evento será nesta sexta-feira, com concentração na Praça dos Pioneiros, e busca mobilizar a sociedade na defesa da infância

Por Plox

15/05/2025 15h12 - Atualizado há cerca de 16 horas

O mês de maio tem sido marcado por campanhas de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Ipatinga, nesta sexta-feira (16), será realizada a Caminhada do Maio Laranja, uma ação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A concentração será às 14h, na Praça dos Pioneiros, no Centro de Ipatinga. A população está convidada a vestir a camisa da causa e participar do ato público em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Quem traz as informações é o presidente do Conselho da Criança e Adolescente de Ipatinga, Leonardo Oliveira, sobre a importância da campanha. Confira na Live. 



A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à mobilização social durante o mês de maio. Desde o final de abril, atividades como capacitações para entidades que atendem o público infantojuvenil, além de panfletagens em unidades escolares, têm sido realizadas. Estão previstas também intervenções educativas como blitz com apoio das forças de segurança, além de distribuição de material informativo na estação ferroviária e no estacionamento de um shopping da cidade.


“O Maio Laranja é um mês de mobilização em defesa da infância e da juventude. É tempo de reforçar que proteger crianças e adolescentes contra abusos e violências é responsabilidade de todos”, afirmou Leonardo Oliveira, presidente do CMDCA. Ele ainda convida: “Participe da caminhada e ajude a dar visibilidade a essa luta tão importante”


Flávio Miranda, secretário de Assistência Social de Ipatinga, também reforçou a importância do engajamento coletivo:
“O enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes exige vigilância, acolhimento e compromisso coletivo. Estamos nas ruas para mobilizar e conscientizar, mas também para fortalecer a rede de proteção”

Imagem Foto:

A proposta da caminhada e das demais ações do Maio Laranja é envolver toda a sociedade em torno de uma causa urgente e vital: proteger os direitos das crianças e adolescentes e garantir que os casos de abuso e exploração não sejam silenciados.

Imagem Foto:

Destaques