Janja será enviada especial na COP30 para liderar pauta feminina
Primeira-dama foi escolhida para representar o Brasil no engajamento de mulheres durante a conferência climática da ONU
Por Plox
15/05/2025 07h10 - Atualizado há 1 dia
A primeira-dama do Brasil, Janja, foi designada como enviada especial para tratar das pautas relacionadas às mulheres na COP30, a conferência do clima promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em novembro.

O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (14) pelos organizadores do evento. Segundo a presidência da COP, a função dos enviados especiais será colaborar no processo de escuta e articulação com setores e regiões considerados prioritários. A escolha por Janja se dá com foco na liderança do engajamento feminino dentro do contexto das mudanças climáticas.
Os organizadores ressaltaram que a atuação dos enviados acontecerá de forma voluntária e em caráter pessoal, reforçando o compromisso com as causas defendidas na conferência.
A organização da COP30 está sob responsabilidade de membros do governo federal, incluindo o embaixador André Corrêa do Lago, atual secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.
A nomeação da primeira-dama representa uma movimentação estratégica do governo Lula (PT) no cenário internacional, dando destaque à participação feminina nas discussões ambientais globais.