Morre em Brasília ex-prefeito condenado por chacina de Unaí
Antério Mânica, um dos mandantes da chacina de 2004, estava internado em estado grave e morreu na madrugada desta quinta-feira (15), na capital federal
Por Plox
15/05/2025 08h38 - Atualizado há 1 dia
O ex-prefeito de Unaí, Antério Mânica, morreu na madrugada desta quinta-feira (15) no Hospital Sírio Libanês, em Brasília (DF), onde estava internado desde a semana passada.

Mânica ficou conhecido nacionalmente por ter sido condenado como um dos mandantes da chamada Chacina de Unaí, que ocorreu em 2004, quando quatro servidores do Ministério do Trabalho foram assassinados durante uma emboscada na zona rural da cidade mineira. Entre as vítimas estavam três auditores fiscais — Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva — além do motorista Aílton Pereira de Oliveira.
Na época do crime, os servidores apuravam denúncias de trabalho escravo na região. Mesmo preso, no mesmo ano, Antério Mânica foi eleito prefeito de Unaí.
Em novembro do ano passado, a Justiça concedeu a Mânica o direito à prisão domiciliar por questões de saúde. Informações iniciais de pessoas próximas ao ex-prefeito indicam que ele sofreu uma queda dentro do hospital, o que teria causado traumatismo craniano. Além disso, Antério enfrentava um tratamento contra o câncer há alguns meses. A causa oficial da morte, no entanto, ainda não foi divulgada pelas autoridades.