Pesquisa Gerp aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula na corrida de 2026
Levantamento nacional com 2 mil entrevistados indica Flávio Bolsonaro com 42% e Lula com 41% em simulação de segundo turno, dentro da margem de erro
O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta quinta-feira (15) para os trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho. O valor, que pode chegar a até um salário-mínimo, já está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e também no Portal Gov.br.
Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil A expectativa é que cerca de 25,8 milhões de brasileiros sejam contemplados com o benefício este ano. Dentre eles, aproximadamente 22 milhões de trabalhadores da iniciativa privada terão acesso ao PIS, enquanto os 3,8 milhões restantes, entre servidores públicos, militares e empregados de estatais, têm direito ao Pasep.
O calendário de pagamentos segue de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do trabalhador:
- Maio e Junho: 15 de maio
- Julho e Agosto: 16 de junho
- Setembro e Outubro: 15 de julho
- Novembro e Dezembro: 15 de agosto
Para ter direito ao abono, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023 com remuneração média de até dois salários-mínimos, além de ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do benefício é calculado proporcionalmente ao tempo de trabalho com carteira assinada em 2023. Cada mês trabalhado garante R$ 126,50, e quem trabalhou durante os 12 meses do ano receberá o valor integral de R$ 1.518.
No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, quem possui conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal receberá o crédito de forma automática. Já os demais receberão os valores via poupança social digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Se não houver possibilidade de abrir a conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão nas lotéricas, terminais de autoatendimento, Caixa Aqui ou nas agências da Caixa, de acordo com o calendário.
Para os beneficiários do Pasep, o crédito será feito diretamente na conta corrente ou poupança do Banco do Brasil. Aqueles que não são correntistas do banco podem transferir o valor por TED ou fazer o saque presencialmente nas agências mediante apresentação de documento oficial com foto.
Desde 2021, o calendário do abono sofreu alteração após recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU), fazendo com que o pagamento passe a ser realizado dois anos após o período trabalhado, em vez do cronograma anterior que previa a liberação entre julho de um ano e junho do ano seguinte.