
Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou nesta semana que a van envolvida no trágico acidente na BR-251, no Norte de Minas, estava operando de forma irregular. O veículo transportava trabalhadores e familiares do Triângulo Mineiro com destino ao Ceará e colidiu frontalmente com uma carreta na altura do km 446 da rodovia, próximo ao distrito de Barrocão, em Grão Mogol, resultando na morte de nove pessoas.
A colisão aconteceu na noite de terça-feira (13), e o impacto arremessou a van para fora da pista, onde ela ficou presa em um barranco com cerca de cinco metros de altura. O Corpo de Bombeiros precisou estabilizar o veículo para resgatar as vítimas, muitas delas presas às ferragens. Das 17 pessoas que estavam na van, nove morreram, entre elas uma criança. Outras oito ficaram feridas. A carreta, que estava vazia, também transportava dois ocupantes, ambos feridos.
Segundo informações repassadas por uma fonte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta descia o trecho entre Salinas e Francisco Sá quando seu condutor perdeu o controle da direção, formando um L na pista e atingindo a van de frente.
A ANTT confirma que a van não possui cadastro na Agência para transporte interestadual de passageiros. A ANTT está acompanhando o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações sobre as causas do acidente”, informou o órgão.
Os passageiros eram trabalhadores rurais que vinham atuando em lavouras de frutas e verduras em municípios mineiros como Araguari e Prata, além de cidades no estado de Goiás, como Catalão. Eles seguiam viagem para Juazeiro do Norte (CE), quando a tragédia aconteceu.
A Polícia Civil de Minas Gerais também está envolvida na apuração do caso. Técnicos do órgão realizaram perícia no local e encaminharam os corpos das vítimas ao Instituto Médico-Legal (IML) de Montes Claros. O laudo pericial deverá ser concluído e entregue em até 30 dias.
A BR-251, conhecida por seu alto índice de acidentes, está em processo de concessão à iniciativa privada. No entanto, o projeto atual prevê a duplicação de apenas 24 dos 30 km mais críticos, o que tem gerado mobilizações por parte de lideranças do Norte de Minas, que exigem melhorias mais amplas e abrangentes no trecho da rodovia.
O acidente reacende debates sobre segurança nas estradas federais e a fiscalização do transporte de passageiros em longas distâncias, especialmente quando feito de forma clandestina e sem a devida autorização.
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