Vídeo: bolas de fogo cruzam o céu em MG; saiba mais

Fenômeno luminoso foi visto em várias cidades mineiras e em outros estados; especialistas descartam meteoro

Por Plox

15/05/2025 06h24 - Atualizado há cerca de 24 horas

Um fenômeno incomum surpreendeu moradores de diversas cidades mineiras na noite desta quarta-feira, 14 de maio. Clarões intensos e objetos flamejantes cruzando o céu chamaram a atenção especialmente no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, mas também houve registros no Vale do Mucuri e em partes das regiões Norte e Central do estado.


Imagem Foto: Redes Sociais


As imagens viralizaram rapidamente nas redes sociais, mostrando supostas bolas de fogo se deslocando lentamente pelo céu noturno. O fenômeno também foi notado em outros pontos do país, como na Bahia, em Goiás e no Distrito Federal, o que gerou ainda mais curiosidade e preocupação entre os internautas. Muitos chegaram a sugerir que se tratava da passagem de um meteoro.

Vídeo:



No entanto, a hipótese foi prontamente descartada por especialistas. Luis Cavalcante, professor do Planetário de Brasília, explicou que as imagens apresentavam características distintas de um meteoro. Segundo ele, os objetos apresentaram alta fragmentação e uma velocidade relativamente baixa ao cruzarem o céu, o que indica se tratar de lixo espacial.


\"As características observadas nos vídeos mostram que eles têm uma fragmentação muito alta e cruzam o céu em velocidade baixa, o que caracteriza lixo espacial\", afirmou o professor Luis Cavalcante.

Ele também ressaltou que fenômenos como esse tendem a se tornar cada vez mais comuns devido ao crescente número de satélites e outros objetos deixados em órbita terrestre. \"Esse tipo de observação vai ficar muito mais comum, porque o número de satélites está aumentando e o lixo espacial também. Então vai ficar mais frequente\", completou.



A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) corroborou a análise e também apontou nas redes sociais que os clarões registrados tinham origem em lixo espacial. Outro que comentou o caso foi o astrônomo Sérgio Sacani, que tratou o episódio com bom humor em sua página Space Today, na plataforma X (antigo Twitter).


\"Não fujam para as montanhas! É simplesmente a reentrada de um lixo espacial! Isso é normal de acontecer! Fiquem bem!\", brincou Sacani.

O evento serviu de alerta para a população sobre a realidade crescente da presença de detritos espaciais, que ocasionalmente retornam à Terra, criando imagens impactantes, mas que, segundo os especialistas, não representam risco imediato.


Destaques