Pastorais promovem evento de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em Ipatinga

O evento teve a participação das pastorais da saúde e da pessoa idosa, da paróquia Senhor do Bonfim

Por Plox

15/06/2019 10h33 - Atualizado há quase 5 anos

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e na manhã deste sábado (15), membros da Pastoral da Saúde da Paróquia Senhor do Bonfim e da pastoral da Pessoa idosa se reuniram na praça do Cidade Nobre em um evento com o objetivo de esclarecer a importância de tratar bem as pessoas, em especial a pessoa idosa.

Em entrevista ao PLOX, Rosiane Cláudia Siqueira, coordenadora da pastoral da saúde, explicou a importância da data para conscientizar as pessoas dos cuidados com os idosos. “Nós estamos promovendo esse evento com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre esse tema que é tão importante e que existe tanto no meio de nós e que às vezes nós fechamos os olhos para isso”, afirmou.

Foto: PLOXWhatsApp Image 2019-06-15 at 09.52.21

Foto: PLOXWhatsApp Image 2019-06-15 at 09.52.21 (1)

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o índice de violência contra os idosos aumentou em 13% em 2018. Foram 37.454 notificações que, em sua grande maioria, aconteceram nas residências das próprias vítimas. Os números mostram que é grande também o número de denúncias de violência praticada pelos próprios filhos. Um golpe que comum nos registros é o de violência patrimonial, onde geralmente os filhos ou pessoas próximas vão ao banco para retirar o dinheiro do idoso e acabam gastando ou não repassando o total para o verdadeiro dono do salário.

Contudo, esse ainda não é o mais registrado. As violações mais comuns foram a negligência (38%); a violência psicológica (26,5%), configurada quando há gestos de humilhação, hostilização ou xingamentos, segundo o relatório.
 

Destaques