Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeitura de Macapá realiza ação de combate ao trabalho infantil nas feiras

    Durante a abordagem, 25 crianças foram encontradas em situação que configura trabalho infantil, sendo 20 delas na Feira do Produtor e outras cinco na Feira Maluca

    Por Plox

    14/06/2021 22h41 - Atualizado há quase 3 anos

    No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou no sábado (12) uma ação de abordagem social e conscientização da população para a prática do trabalho infantil. A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Cidadania, que atende a zona sul da capital, percorreu a Feira do Produtor, Feira Maluca e ainda o Shopping Popular de Macapá.

    Durante a abordagem, 25 crianças foram encontradas em situação que configura trabalho infantil, sendo 20 delas na Feira do Produtor e outras cinco na Feira Maluca. Os responsáveis foram chamados para prestar esclarecimentos.

    A exploração de crianças e adolescentes para o trabalho em ambiente de insalubridade, privando-as da infância e prejudicando a saúde física e mental configura o trabalho infantil, e é considerada violação de direitos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    Foto: Divulgação/Macapá

     

    A coordenadora do Creas Cidadania, Ana Clébia Duarte, explicou que a abordagem social nas feiras e no Shopping Popular teve o intuito de conscientizar a população distribuindo panfletos explicativos, além de intermediar nos casos onde ocorre o trabalho infantil.

    “Nesta ação, nós identificamos os casos em que há a prática da exploração infantil e intervimos com os pais e responsáveis para o que essa prática representa para o desenvolvimento mental e educacional daquela criança. Também lembramos aos cidadãos que todos nós podemos combater o trabalho infantil”, explicou a coordenadora.

     

    Foto: Divulgação/Macapá

     

    Suely Silidônio trabalha com a venda de vitaminas na Feira Maluca. De acordo com a feirante, a iniciativa é mais do que importante.

    “Esse trabalho é necessário porque nos incentiva a estarmos atentos pra esse tipo de prática e também eles fiscalizam as coisas erradas que acontecem por aqui. Não é de hoje que acontece de crianças estarem trabalhando e só estes órgãos podem interferir de uma forma mais eficaz”, disse a feirante.

    A próxima ação de abordagem social irá ocorrer no dia 17 de junho e será coordenada pelo Creas Cidadania, que abrange a zona norte de Macapá. Os profissionais irão atuar na feira do Pacoval.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]