Servidores municipais de Ipatinga reivindicam reposição de perdas inflacionárias

A Prefeitura de Ipatinga informa que mantém o diálogo aberto e respeitoso com todos os órgãos e entidades de classe

Por Plox

15/06/2021 14h58 - Atualizado há quase 3 anos

Servidores municipais de Ipatinga-MG se reuniram nesta terça-feira (15), em mais um dia de greve, na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura, reivindicando a reposição das perdas inflacionárias. A manifestação, que depois saiu em caminhada pelas ruas do Centro, reuniu servidores de vários setores como a UPA, Hospital, escolas municipais, assistência social, agentes de trânsito, entre outros.

Foto: Marcelo Augusto / PLOX

 

Foto: Marcelo Augusto / PLOX

 

De acordo com a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserp), a exigência na manifestação se baseia na lei complementar 173/2020, que impede eventual ganho real, mas não veda a recomposição inflacionária no funcionalismo público. Outra reivindicação é a recomposição das perdas dos auxílios alimentação e vale lanche, que estão congelados desde 2014, conforme explicou a presidente do sindicato, Marcione Menezes Andrade.

Marcione Menezes Andrade, presidente Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserp). - Foto: Marcelo Augusto / PLOX

 

Ainda segundo a presidente, “os servidores estão há mais de 5 meses sem resposta da Administração Municipal, sobre a recomposição da inflação, enquanto dois cargos comissionados receberam um aumento em ganho real de mais de R$ 6 mil”. 

Em conversa com Gisele Oliveira, Técnica em Análises Clínicas lotada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o servidor, em especial da saúde, vem sendo muito exigido desde o início da pandemia e correndo risco na linha de frente. “A gente vem dando nosso sangue, colocando nossas vidas em risco e das nossas famílias, não deixando de cumprir nenhum dia com o nosso dever. Conforme acordado com o sindicato, o prefeito Gustavo disse que manteria uma conversa com os funcionários mensalmente e que iria valorizar o servidor. Até o momento não é isso que vem acontecendo e o que a gente ouve é só o silêncio da parte deles”, disse a servidora ao PLOX.

A Prefeitura de Ipatinga informa que mantém o diálogo aberto e respeitoso com todos os órgãos e entidades de classe, lembrando que desde o início da atual gestão o governo se preocupa em preservar os servidores municipais de perdas de toda ordem.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ipatinga, que informou, por meio de nota, a priorização do cumprimento com as folhas salariais dos servidores, incluindo o pagamento antecipado de 50% do 13º salário no dia 10 de junho, e também o pagamento de férias atrasadas, além do benefício de grau máximo de insalubridade para servidores da saúde.

Foto: Marcelo Augusto / PLOX

 

Ainda na nota, a Administração Municipal ressaltou que “diferente do que o Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserpi) tem alegado em atos públicos, seus líderes foram recebidos por representantes do Poder Executivo, tanto pelo prefeito Gustavo Nunes como pelos secretários de Fazenda e Administração, para discutir seus pleitos. Durante essas reuniões se ouviu as demandas do sindicato, com posicionamento sobre dificuldades orçamentárias”.

Por fim, a Prefeitura  esclareceu que o município segue em busca de preservar tanto seus servidores como os cofres públicos.

Veja a nota na íntegra:

Nesses primeiros meses de administração, mesmo com a situação calamitosa ditada por problemas relacionados à pandemia, com sérios reflexos na economia local, o Governo sempre honrou o compromisso com as folhas salariais dos servidores municipais, inclusive pagando antecipadamente 50% do 13º salário no dia 10 de junho. Nesse período, priorizou também o pagamento de férias atrasadas, cuidou da regularização do pagamento das férias dentro mês, assegurou o benefício de grau máximo de insalubridade para servidores da saúde e viabilizou a gratificação de 20% a título de penosidade aos Agentes de Endemias.

Cabe ressaltar que, diferente do que o Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserpi) tem alegado em atos públicos, seus líderes foram recebidos por representantes do Poder Executivo, tanto pelo prefeito Gustavo Nunes como pelos secretários de Fazenda e Administração, para discutir seus pleitos. Durante essas reuniões se ouviu as demandas do sindicato, com posicionamento sobre dificuldades orçamentárias.

O município segue em busca de preservar tanto seus servidores como os cofres públicos.


 

Destaques