Ipatinga

atitude

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Balões biodegradáveis espalham sementes para recuperar mata em Fabriciano

    Iniciativa integrou a programação do Mês do Meio Ambiente no município

    Por Plox

    15/06/2022 19h14 - Atualizado há 18 dias

    Na última segunda-feira (13) a Gerência de Meio Ambiente e os alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis soltaram 150 balões recheados com sementes e esperança na Serra dos Cocais, zona rural de Coronel Fabriciano. A iniciativa integrou a programação do Mês do Meio Ambiente no município com objetivos de ampliar consciência ambiental e deixar a cidade cada dia mais verde. Dentro de cada balão, foram colocadas entre oito e 10 sementes de espécies nativas e algumas frutíferas. 

    Os balões são compostos de materiais 100% naturais que se decompõem em contato com solo e água.  Após as bexigas estourarem no ar, as sementes são semeadas onde caíram.  Além de chamar a atenção para a conservação das áreas de preservação – sobretudo, da porção da Mata Atlântica dentro do município – a iniciativa permitiu aspergir as sementes por uma grande área ampliando a cobertura vegetal, inclusive, em locais de difícil acesso. 

    Foto: Divulgação / PMCF

     

    “O custo-benefício é vantajoso e compensatório para o próprio meio ambiente, especialmente para a da Serra dos Cocais, já atingida por incêndios florestais nos últimos anos, e arredores”, explica a Engenheira Ambiental, Iara Magalhães. Apenas com esta iniciativa, foram espalhadas cerca de 800 sementes. 

    Preservar, recuperar e revegetar

    A ação “encantou” os alunos e professores dos 6º e 7º anos das E. M. Maria da Conceição Ataíde, na Serra dos Cocais, e Maria das Graças Ferreira, no Córrego Alto, que participaram da ação. “Hoje aprendemos sobre a importância das novas árvores para preservar o meio ambiente, as nascentes recompor o que se desmatou”, explica o estudante Marco Antônio.  

    Foto: Divulgação / PMCF

     

    A professora Elba Jocasta Gomes destacou que soltar os balões foi uma maneira interessante de trazer a preservação e proteção ambiental para o cotidiano dos alunos. “Hoje, eles puderam conhecer de perto a Mata Atlântica, entenderem a sua importância e participar da recomposição da vegetação”, avalia.

    Programa municipal 

    A iniciativa deu tão certo, que a Prefeitura de Fabriciano já estuda a possibilidade de transformá-la em programa de educação ambiental. A proposta é realizar a atividade a cada mês com duas escolas da rede municipal. Os alunos participarão de palestras sobre vegetação e reflorestamento e depois, soltarão os balões com sementes para recuperar áreas degradas do entorno da comunidade escolar.

    “Agora, é monitorar área onde soltamos os balões. Mas iniciativas aponta que boa parte das sementes germinam e ajudam na recuperação de grandes áreas. Quem participou gostou bastante e já estudamos transformar esta ação em programa de educação ambiental, estender para mais escolas e áreas”, antecipa o Gerente de Meio Ambiente de Fabriciano, Ivan César Oliveira. 

    Plantio e delivery de mudas 

    A aspersão de sementes usando balões ecológicos é uma das iniciativas em curso pela Prefeitura de Coronel Fabriciano para ampliar a área verde na cidade e estimular a consciência ambiental na população. A programação do Mês do Meio Ambiente inclui ainda blitzen educativas com entrega de mudas ornamentais e frutíferas e plantio de espécies nativas em áreas degradas. A previsão é distribuir, apenas em junho, cerca de 500 mudas. 

    Além disso, o município segue, com êxito, o programa Alô Verde – delivery gratuito de mudas para ser plantadas pelos cidadãos em suas calçadas, casas e terrenos da cidade. Implantado em setembro passado, durante a Semana da Árvore, o Alô Verde já garantiu o plantio de cerca de 400 árvores pela cidade. 

    Para ter acesso, basta o interessado entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente. O setor avalia área disponível, indica a espécie mais adequada e agenda a entrega. Cada pessoa pode solicitar até três mudas por mês, dentre espécies nativas e frutíferas. As mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]