Ipatinga

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Câmara de Ipatinga dá posse aos novos vereadores mirins

    Esse é o primeiro mandato da 8ª legislatura; 33 alunos de escolas públicas e privadas assinaram o termo de posse

    Por Plox

    15/06/2022 20h20 - Atualizado há 12 dias

    A Câmara Municipal de Ipatinga deu posse aos vereadores mirins que irão exercer o primeiro mandato da 8ª legislatura. A solenidade foi no plenário da Câmara na tarde da última terça-feira (14) e contou com a presença de educadores e familiares. Vereadores e o prefeito Gustavo Nunes também marcaram presença. Após prestarem juramento, 33 alunos de escolas públicas e privadas assinaram o termo de posse.

    O presidente da Câmara de Ipatinga fez um discurso de abertura. Para Toninho Felipe (Cidadania), é uma honra poder empossar todos os alunos que conquistaram uma cadeira no plenário.

    “Aqui, vocês entenderão a fundo o significado da cidadania e estarão trabalhando para melhorar a vida de outras pessoas. Vocês deixam de ser um e passam a ser a voz de vários colegas que acreditam estar bem representados”, disse Toninho.

    A vereadora Cecília Ferramenta (PT), presidente da Escola do Legislativo, órgão da Câmara responsável pelo projeto educacional, também discursou. A parlamentar destacou a eleição como uma oportunidade para que os jovens aprendam um pouco sobre o funcionamento do Poder Legislativo e a formação da cidadania. Cecília aproveitou a oportunidade para agradecer às pessoas que se envolveram em todo o processo eleitoral.

    “Meu reconhecimento a cada servidor desta Casa legislativa, que trabalhou com muito amor e afinco, à secretária Patrícia [Educação] e ao Cairo, representante aqui da superintendência das escolas estaduais. Agradecer também a todos educadores das escolas envolvidas, que nos ajudaram nessa eleição imensamente. Meu muito obrigada.”

    Em seu pronunciamento, o prefeito Gustavo Nunes reforçou a importância educacional do projeto. Para ele, que iniciou sua trajetória política como vereador, fazer parte da Câmara Mirim é uma oportunidade de conhecer a importância de ser um parlamentar. O prefeito destacou o empenho dos jovens estudantes durante todo processo eleitoral, “que não mediram esforços para conquistar uma vaga no legislativo municipal”.

    Prefeito Gustavo, vereador mirim Samuel e presidente da CMI Toninho 

     

    “Parabenizo aos vereadores mirins pela coragem e pela vontade que eles têm de estar aprendendo mais sobre o funcionamento de todo o processo legislativo no município de Ipatinga. E isso é um aprendizado que vão levar para o resto da vida.”

    Três vereadores mirins eleitos ganharam destaque na cerimônia de posse. Os alunos Samuel Lima Silva, Elen Meira da Silva e Yulla Domingues Vieira compuseram a Mesa de Honra juntamente com as autoridades presentes. Eles foram os mais votados entre os candidatos.

    O estudante Samuel Lima Silva, do 9º ano do Colégio São Francisco Xavier, foi quem obteve a maior quantidade. Por ter obtido 238 votos, Samuel presidiu a primeira reunião mirim. Em seu discurso, ele agradeceu o apoio recebido e disse querer aproveitar ao máximo essa oportunidade.

    “Muitas vezes nós temos oportunidades na vida e não aproveitamos, mas dessa vez quero fazer diferente. Irei dar meu melhor para que essa oportunidade concedida não seja desperdiçada, muito pelo contrário, seja muito bem efetiva.”

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]