OMS pode mudar o nome da doença varíola dos macacos

A ideia foi dada por especialistas e a Organização Mundial de Saúde pode acatar o pedido

Por Plox

15/06/2022 14h10 - Atualizado há quase 2 anos

A varíola dos macacos, doença que já infectou várias pessoas no mundo e vem infectando também brasileiros, poderá mudar de nome. A ideia de mudança é da Organização Mundial da Saúde (OMS) com alguns especialistas ao redor do mundo. 

Ao todo, mais de 30 países já apresentaram pessoas infectadas pela doença e mais de 1.600 casos já foram contabilizados. Cerca de 30 cientistas falaram na última semana sobre a ideia de criar um nome para a doença e para o vírus “necessidade urgente de um que não seja discriminatório nem estigmatizante", disseram.

 

Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada - Foto: reprodução/ Biblioteca de Fotos Científicas 

 

Ainda segundo os cientistas, o nome da doença pode ser HMPXV. Em países que a doença é considerada permanente cerca de 72 pessoas já morreram. O número de casos no Reino Unido, somente esse ano, é considerado alto com 470 casos. Já no Brasil, dois casos foram confirmados.

Apesar do número de casos deste ano, até o momento não foram contabilizadas mortes em nenhum dos 32 países que registraram casos recentes. A última registrada, segundo a OMS, foi no dia 1º de maio na República Democrática do Congo, chegando a 57 mortes  no país.


 

Destaques